A Polícia Militar frustrou um plano de homicídio e apreendeu dois adolescentes, de 16 e 17 anos, na noite de terça-feira (4), em Cáceres, no Mato Grosso, conforme informações do 6º Comando Regional. A dupla teria recebido ordem de uma facção criminosa para executar uma pessoa na cidade.
Contexto da ação
Segundo o boletim de ocorrência, a PM recebeu denúncias indicando que uma residência era utilizada como ponto de apoio para crimes violentos na região, incluindo possíveis ataques contra membros de um grupo rival. As equipes cercaram o local e detiveram os adolescentes, que tentaram fugir ao perceber a aproximação das viaturas.
Durante a abordagem, os envolvidos informaram aos policiais que havia uma submetralhadora escondida no imóvel. A arma foi localizada com 36 munições calibre .380. Os adolescentes afirmaram que estavam na cidade para cumprir uma ordem de execução como forma de quitar uma dívida interna com a facção. Eles disseram que o alvo ainda seria informado por um integrante preso da organização criminosa.
Operação Força Total – Resposta Imediata
A ação está inserida na Operação Força Total – Resposta Imediata, parte do Programa Tolerância Zero contra organizações criminosas, do Governo Estadual. Desde setembro, o município tem recebido reforço de policiamento com equipes da Rotam, Força Tática, Companhia Raio e Ciopaer.
Os dois adolescentes foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e encaminhados à Polícia Judiciária Civil para os procedimentos cabíveis, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que prevê medidas socioeducativas para menores em conflito com a lei.
Box Informativo
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Define medidas socioeducativas como internação, sem equipará-las à pena privativa de liberdade aplicada a adultos.
- Submetralhadora .380: Arma de uso restrito; posse e transporte sem autorização configuram crime previsto na Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).
- Operação Força Total: Ação permanente da Segurança Pública para repressão de facções e crimes violentos.
Acompanhe atualizações pelos canais oficiais da Segurança Pública.
Reportagem baseada em boletim de ocorrência da Polícia Militar e informações oficiais do Governo do Estado.

















