Cáceres se prepara para elaborar Carta do Pantanal que será apresentada na COP30

A Prefeitura de Cáceres é parceira da iniciativa por meio das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Turismo.

Fonte: CENÁRIOMT

Caceres se prepara para elaborar Carta do Pantanal que sera apresentada na COP30
Cáceres se prepara para elaborar Carta do Pantanal que será apresentada na COP30

Na manhã desta quinta-feira (21), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) se reuniu em Cáceres para tratar da elaboração da Carta do Pantanal, documento que será encaminhado à COP30, conferência mundial do clima que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.

A iniciativa está inserida no contexto da COP Pantanal, evento idealizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Prefeitura de Cáceres, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de novembro, coincidindo com o Dia do Pantanal.

[Continua depois da Publicidade]

O encontro busca envolver o maior número possível de atores sociais, entre eles ribeirinhos, pescadores, pecuaristas, indígenas, quilombolas, comerciantes, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada, tudo para debater desafios e oportunidades relacionados à preservação e ao desenvolvimento sustentável da região pantaneira.

O professor Hernandes Sobreira, da Unemat, destacou o valor desse processo coletivo.

[Continua depois da Publicidade]

“A COP30 será o olhar do mundo sobre a Amazônia, mas o Pantanal também precisa ser ouvido. A Carta do Pantanal será fruto da escuta e da participação de diferentes segmentos da sociedade, apresentando não apenas os problemas enfrentados, mas também propostas e soluções construídas pelos próprios atores sociais da região”, destaca Hernandes.

A Prefeitura de Cáceres é parceira da iniciativa por meio das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Turismo.

O secretário municipal de Meio Ambiente reforçou a relevância da mobilização.

“A COPE Pantanal será um marco para o município e para toda a região. A Carta do Pantanal dará voz às comunidades locais e garantirá que os desafios do bioma estejam presentes na agenda da COP30, fortalecendo a representatividade de Cáceres e do Pantanal no debate climático mundial”, avaliou Wilson Kishi.

A prefeita Eliene Liberato Dias, que acompanhou a reunião do COMDEMA, ressaltou a importância da mobilização.

“A Carta do Pantanal será construída coletivamente e apresentada na COP30 como a voz de todos os que vivem e dependem desse bioma. Esse documento reunirá os desafios e, principalmente, as soluções apontadas pelos próprios pantaneiros. Para Cáceres, é motivo de orgulho liderar essa iniciativa e garantir que a região esteja representada em um dos maiores debates climáticos do mundo”, conclui Eliene.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.