Pesquisa da Webmotors revela que MT superou a média nacional, demonstrando que o consumidor utiliza a internet para planejar a compra de veículos, elevando a transparência no setor.
O interesse dos consumidores de Mato Grosso por crédito automotivo disparou no último ano. De acordo com um levantamento da Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil, a procura por financiamento de veículos na internet cresceu impressionantes 85% no estado.
A dinâmica em Mato Grosso supera a média nacional, que também registrou forte alta de 50%, atingindo a marca de 16 milhões de buscas no período.
Segundo Mariana Perez, CPO da Webmotors, o aumento da demanda por crédito online aponta para consumidores mais conscientes e preparados. “Eles utilizam a internet para entender, comparar e simular, ganhando autonomia e segurança na hora de fazer a escolha e fechar o negócio”, afirma.
A análise do mercado mostra que a pesquisa online se consolidou como etapa fundamental na decisão de compra. Palavras-chave como “financiadora de carros” (+50%) e “simular financiamento de carro” (+22%) corroboram a tendência, em um cenário onde as vendas de veículos por financiamento representaram 20% do total de negócios em 2024, segundo dados da B3.

Principais dúvidas dos consumidores
Os dados da Webmotors também revelam o que os brasileiros buscam saber sobre a modalidade de crédito:
- Como funciona o financiamento de carro? É uma operação onde a instituição financeira (banco) empresta o dinheiro, e o comprador quita a dívida em parcelas mensais (incluindo principal e juros). O veículo geralmente fica como garantia até a quitação total.
- Como calcular financiamento de carro? É preciso considerar o valor do veículo, entrada, taxa de juros (CET) e o prazo de pagamento. O uso de simuladores online é essencial para uma estimativa precisa das parcelas e do montante final.
- Como simular financiamento de carro? Ferramentas online permitem projeções rápidas ao inserir o valor do carro, o valor de entrada e o prazo desejado.
“A tendência é que cada vez mais consumidores utilizem a internet para planejar, comparar e tomar decisões de compra, transformando o mercado automotivo em um ambiente mais prático e acessível”, conclui Mariana Perez.
O setor financeiro, como a Santander Financiamentos, reforça esse movimento com soluções digitais para simplificar o acesso ao crédito e tornar a jornada de compra mais simples e intuitiva, alinhada à crescente busca por transparência no ambiente online.
Metodologia
Os dados utilizados na pesquisa foram levantados a partir da análise de buscas online para “financiamento de carros” e suas buscas relacionadas. Para o volume total, somou-se o valor das pesquisas dos últimos 12 meses para o termo ”financiamento de carro”. Foram levantadas as buscas de plataformas da internet como Google, Bing, Youtube, TikTok, X e Pinterest. Analisaram-se então os dados disponíveis do último ano, correspondendo ao período dos últimos doze meses, de julho de 2024 a junho de 2025. Para as principais dúvidas, foram selecionados os três primeiros resultados que apresentaram maior volume de buscas.