O segundo fim de semana de outubro será de muita diversão para a criançada de Mato Grosso, com os brinquedos sendo os itens mais procurados para presentear neste Dia das Crianças. A pesquisa que monitora a intenção de compras para a data, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), revelou que 48,23% dos entrevistados devem dar brinquedos. A expectativa é que a data injete cerca de R$ 331 milhões na economia do estado.
Dessa forma, a média de gastos dos respondentes é de R$ 264,46, e a variação em relação a 2024, já descontada a inflação, é de -11,6%, já que, no ano passado, a média era de R$ 289,90. A pesquisa deste ano mostrou que cerca de 44,5% dos mato-grossenses pretendem comprar algo, índice ligeiramente maior em comparação à pesquisa anterior, que foi de 43,3%.
O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou a diminuição do gasto médio das famílias para a data. “A queda real no valor médio em relação ao ano anterior mostra que as famílias estão ajustando o consumo à perda de poder de compra, mas sem deixar de movimentar o comércio. Há a demonstração de uma economia resiliente no estado, que se mantém cautelosa diante de um acesso ao crédito com maiores dificuldades e de incertezas macroeconômicas”.
Além de brinquedos, 29,65% dos respondentes disseram que vão presentear com roupas e sapatos; objetos eletrônicos, como celulares e tablets, também foram lembrados por 3,54%. Apesar da proximidade da data, 9,73% informaram que ainda não decidiram o que comprar.
Os dados foram levantados entre os dias 18 e 24 de setembro, com 508 entrevistados em 32 municípios do estado, e buscam compreender o comportamento de consumo dos mato-grossenses para a data comemorativa. A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, também reforçou a importância da data para o comércio. “A preferência dos consumidores por brinquedos e roupas evidencia a força dos itens tradicionais na data, ao mesmo tempo em que a escolha majoritária por realizar as compras em lojas do centro da cidade reforça a importância do comércio físico para sustentar o movimento do varejo no Dia das Crianças”.
A fala reflete a preferência dos consumidores em adquirir produtos no comércio local, uma vez que 67,27% informaram que pretendem comprar em lojas do centro da cidade, seguidos por 12,73% que irão utilizar sites ou aplicativos para fazer compras e 11,36% que irão a shoppings.
Sobre isso, Wenceslau Júnior concluiu:
“A representatividade do comércio local frente às compras online mostra que, em Mato Grosso, a experiência de compra presencial ainda exerce forte influência sobre as decisões do consumidor e fortalece a importância do comércio local”.
Já sobre a forma de pagamento, 43,36% disseram que pretendem utilizar cartão de crédito, 37,17% informaram que vão usar Pix e 12,39% dinheiro.
Em comparação ao Dia das Crianças do ano passado, quase 42,5% informaram que planejam manter a faixa de gastos, enquanto 17,7% pretendem reduzir e 15,5% vão gastar mais. Por fim, entre os que não gastarão na data, cerca de 51,8% dos entrevistados, 79,58% deram como motivo não comemorar o feriado, enquanto 16,9% justificaram por condições financeiras e 3,52% por falta de tempo.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.