Brasil inteiro ficou para trás: cidade de Mato Grosso atinge 100% de eleitores biometrizados

Ponte Branca está a dois eleitores de atingir o mesmo resultado, colocando Mato Grosso em destaque na Justiça Eleitoral brasileira

Fonte: CenárioMT

0e055cf6-9068-4bfd-8c34-fdfaa079db5c
Crédito da Imagem: Prefeitura Municipal de Araguainha

Com esforço da Justiça Eleitoral para localizar eleitores que residiam fora, o município de 1.225 eleitores alcançou a marca histórica. Ponte Branca está a dois eleitores de atingir o mesmo feito, colocando MT em destaque nacional.

O município de Araguainha, em Mato Grosso (a 471 km de Cuiabá), fez história na última quinta-feira (9), tornando-se a primeira cidade do Brasil a registrar 100% de seus eleitores com o cadastro biométrico em dia junto à Justiça Eleitoral.

[Continua depois da Publicidade]

O feito foi alcançado após um intenso “trabalho de formiguinha” dos servidores da 8ª Zona Eleitoral, que se dedicaram a localizar e regularizar a situação de eleitores que possuíam domicílio na cidade, mas residiam em outros municípios. Agora, os 1.225 eleitores aptos a votar em Araguainha estão com a coleta biométrica finalizada.

O servidor do cartório da 8ª Zona Eleitoral explicou que a conquista exigiu persistência e parcerias: “Conseguimos. Temos muitas pessoas conhecidas e instituições parceiras que atuam em prefeituras, CRAS e órgãos de saúde… É preciso insistir — às vezes a pessoa não responde, mas tentamos outros caminhos e alternativas”, relatou.

[Continua depois da Publicidade]

O Esforço para Localizar os últimos eleitores

A conquista final dependeu da regularização de duas eleitoras-chave. Karine Ferreira da Silva foi a última a ter sua situação resolvida, após ter se mudado provisoriamente para Goiás para tratamento de saúde. Seu cadastro foi atualizado com a mudança de domicílio para sua nova cidade de residência.

Já a penúltima eleitora, Vitória Fernandes, que morava e trabalhava em Rondonópolis, exigiu um esforço ainda maior. Servidores do cartório eleitoral chegaram a percorrer 78 km, saindo de Alto Araguaia com o kit biométrico móvel, exclusivamente para coletar suas digitais e concluir o procedimento quando ela retornou a Araguainha.

O juiz eleitoral Daniel de Sousa Campos celebrou o resultado, destacando o empenho individual das equipes. “Foi um verdadeiro trabalho de formiguinha. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista”, afirmou.

Destaque de Mato Grosso e a campanha Biometria 100%

O sucesso de Araguainha coloca Mato Grosso em uma posição de destaque na Justiça Eleitoral brasileira. Além do município pioneiro, a cidade de Ponte Branca (a 497 km de Cuiabá) está a apenas dois eleitores de atingir o mesmo índice de 100% de cadastramento biométrico. Um dos eleitores pendentes já se comprometeu a comparecer na próxima semana.

Atualmente, Mato Grosso possui 90,16% de cobertura biométrica, totalizando cerca de 249 mil eleitores cadastrados.

A campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), tem a meta ambiciosa de alcançar 98% de cadastramento no estado até o final de 2025. Até o momento, nove municípios já atingiram ou superaram essa marca, incluindo:

  • Araguainha (100%)
  • Ponte Branca
  • Vale de São Domingos
  • Planalto da Serra
  • Indiavaí
  • Ribeirãozinho
  • Torixoréu
  • Araguaiana
  • Alto Araguaia

Nesta semana, a Coordenação da Campanha, liderada pelo desembargador Marcos Machado (corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-MT), realizou uma reunião virtual com 23 magistrados e chefes de cartório para alinhar estratégias e intensificar o cadastramento em todo o estado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .