A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na tarde desta sexta-feira (26.9), a formatura de seis policiais no 5º Curso de Operações Especiais (Coesp), conduzido pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), na sede da unidade em Cuiabá.
O curso, com duração de quatro meses, contou com a participação de militares de Mato Grosso, Amapá e Rondônia, que se capacitaram em treinamentos intensos e desafiadores, sendo oficialmente reconhecidos como os novos “Caveiras de Fogo” da PMMT.
O comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, destacou o empenho dos formandos e o alto nível técnico do curso, iniciado com 19 militares. Ele enfatizou a importância da família como apoio essencial durante a jornada de 125 dias de atividades físicas e psicológicas intensas.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou a relevância do Bope no controle de ocorrências complexas e no combate às facções criminosas no Estado, reforçando a coragem, a lealdade e a honra da unidade.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, comentou sobre os investimentos em equipamentos, infraestrutura e progressão de carreira para a Polícia Militar, destacando que o Governo do Estado tem valorizado a instituição e fortalecido a atuação dos policiais.
O deputado federal coronel Assis também participou da solenidade, destacando o reconhecimento nacional da atuação do Bope e o trabalho legislativo em prol do combate às facções criminosas, buscando avanços no sistema jurídico e processual penal.