Bombeiros removem enxame de abelhas em Primavera do Leste, Mato Grosso

Enxame de abelhas foi retirado de árvore em área residencial e realocado em preservação.

Fonte: CenárioMT

Bombeiros removem enxame de abelhas em Primavera do Leste
Bombeiros removem enxame de abelhas em Primavera do Leste - Foto: BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na tarde desta quinta-feira (6), a remoção segura de um enxame de abelhas europeias localizado em uma árvore na calçada da Avenida Porto Alegre, região central de Primavera do Leste, a 243 km de Cuiabá, conforme divulgado pela 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM).

Segundo nota oficial da corporação, a equipe foi acionada por volta das 18h30 pelo telefone 193 e se deslocou imediatamente ao local. Equipados com vestimentas de apicultor, os bombeiros utilizaram borrifador de água, baldes e sacos de transporte específicos para conter os insetos sem oferecer risco à população.

[Continua depois da Publicidade]

Contexto da operação

Após a captura, o enxame foi transportado e realocado em uma área de preservação permanente, garantindo a segurança dos moradores e a conservação ambiental. Operações desse tipo são consideradas rotina para a corporação, especialmente em áreas urbanas com vegetação, onde a presença de abelhas, vespas e marimbondos pode representar risco.

De acordo com o CBMMT, tentativas de lidar com enxames por conta própria podem resultar em acidentes graves. A corporação recomenda à população observar o ambiente antes de podas ou limpezas em jardins e áreas com árvores e acionar imediatamente o serviço de emergência 193 em casos de enxames.

[Continua depois da Publicidade]

Prevenção e segurança

  • Evitar aproximação de enxames ou ninhos de insetos agressivos.
  • Manter distância segura durante cortes de árvores ou podas.
  • Acionar o Corpo de Bombeiros em casos de risco iminente.

Mais informações sobre prevenção e manejo de abelhas, vespas e marimbondos estão disponíveis nas orientações oficiais do CBMMT.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]