Bombeiros prendem homem por incêndio criminoso em Paranatinga

Um homem foi preso em flagrante ao incendiar um terreno urbano em Paranatinga, reforçando a política de tolerância zero a crimes ambientais.

Fonte: CenárioMT

Bombeiros prendem homem por incêndio criminoso em Paranatinga
Bombeiros prendem homem por incêndio criminoso em Paranatinga - Foto: BOMBEIROS

Uma equipe do Mato Grosso prendeu em flagrante um homem que ateava fogo em um terreno urbano em Paranatinga, na noite de quarta-feira (9). Os bombeiros combatiam um incêndio próximo quando notaram um novo foco intencional a cerca de 200 metros. Ao se aproximarem, flagraram o suspeito iniciando as chamas em outro quarteirão. Ele foi detido no local e entregue à Polícia Militar, que o levou à delegacia para os procedimentos legais. As chamas foram totalmente extintas. A ação conjunta reforça o compromisso estadual com a tolerância zero a crimes ambientais.

O estado está em período proibitivo do uso do fogo, conforme o Decreto nº 1.403/2025. No bioma Pantanal, a proibição vai de 1º de junho a 31 de dezembro, enquanto na Amazônia e no Cerrado vale de 1º de julho a 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido o ano todo. Incêndios em vegetação são crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/1998, com penas de dois a quatro anos de reclusão e multa. Já o Código Penal prevê de três a seis anos de prisão, além de multa, se houver risco à vida ou ao patrimônio de terceiros.