Bombeiros enfrentam incêndios simultâneos em Mato Grosso

Seis focos de incêndio mobilizam equipes do Corpo de Bombeiros em quatro cidades, com destaque para Chapada dos Guimarães.

Fonte: CenárioMT

Bombeiros enfrentam incêndios simultâneos em Mato Grosso
Foto: CBMMT

Seis incêndios florestais mobilizam o Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (2) em quatro municípios de Mato Grosso. As ocorrências se concentram principalmente em Chapada dos Guimarães, que enfrenta três frentes ativas nas regiões do Parque Mirela, da gleba Concisão e nas imediações do lixão municipal. A Defesa Civil local também atua no controle das chamas.

Em Rosário Oeste, o combate acontece na Área de Proteção Ambiental da Cabeceira do Rio Cuiabá. Em Paranatinga, o fogo atinge uma propriedade rural, enquanto em Colniza os trabalhos se concentram no Distrito de Guariba.

As operações são coordenadas pela Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Unidades regionais da corporação prestam suporte direto às frentes de combate.

De acordo com o Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 68 focos de calor foram registrados nas últimas 24 horas no estado. O levantamento mostra 38 ocorrências no Cerrado, 29 na Amazônia e uma no Pantanal. Embora nem todos os focos representem incêndios florestais, o dado reforça o alerta para os riscos ambientais.

O Corpo de Bombeiros lembra que, conforme o Decreto nº 1.403/2025, está proibido o uso do fogo no Pantanal entre 1º de junho e 31 de dezembro. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.