Mato Grosso está representado esta semana em uma importante articulação nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do estado participam de reuniões em Brasília para discutir a criação de guias unificados de atuação em desastres.
As atividades fazem parte dos projetos IntegraBombeiros e Respad (Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres), que têm como objetivo padronizar os protocolos entre os Corpos de Bombeiros Militares de todo o país.
O tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, representa o CBMMT nos encontros. Ele reforçou a relevância da participação do estado na construção coletiva dos procedimentos. “Ganhar eficiência, segurança e capacidade de ação conjunta são os principais objetivos desse alinhamento entre as corporações”, destacou.
Além de Mato Grosso, estão presentes representantes dos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rondônia e São Paulo.
A diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Isabel Figueiredo, afirmou que a recente tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul demonstrou a necessidade urgente de protocolos padronizados e colaborativos entre estados e municípios. A padronização, segundo ela, respeita as diversidades regionais e aumenta a capacidade de resposta.
De acordo com Márcio Mattos, coordenador-geral do Susp da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a iniciativa não apenas promove integração entre as corporações, como também otimiza recursos e protege tanto os profissionais quanto a população. “Estamos construindo uma base estratégica para salvar vidas”, concluiu.