Bombeiros de Mato Grosso recebem sopradores para intensificar combate a incêndios

Corpo de Bombeiros Militar recebeu 40 sopradores para reforçar ações contra incêndios florestais, como parte da Operação Protetor dos Biomas.

Fonte: CenárioMT

CBMMT
Bombeiros de Mato Grosso recebem sopradores para intensificar combate a incêndios - Foto: BOMBEIROS

O Mato Grosso deu mais um passo no enfrentamento aos crimes ambientais com a entrega de novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT). Foram doados 40 sopradores pela Coordenação-Geral de Fronteiras e Amazônia (CGFRON), órgão vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer a atuação da corporação durante a temporada de incêndios florestais.

A entrega, realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, contou com a presença do comandante-geral em exercício, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, e da representante da CGFRON, Janete Aparecida Roque de Almeida. A doação faz parte da Operação Protetor dos Biomas, inserida no Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), do Governo Federal.

Durante a solenidade, foi destacado que esta é apenas a primeira etapa de repasses. Outros equipamentos, como kits para pick-ups, devem ser enviados até setembro, consolidando a parceria entre os entes federais e o estado. Mato Grosso tem sido reconhecido nacionalmente pela eficácia no combate a incêndios e ações de proteção ambiental.

O coronel Rony enfatizou que os sopradores serão imediatamente incorporados às operações, especialmente neste período de estiagem, quando os focos de incêndio aumentam significativamente. “Esses equipamentos chegam para somar de forma significativa à nossa estrutura operacional”, declarou, ressaltando ainda que o Estado já investiu R$ 125 milhões em ações de combate ao desmatamento ilegal e prevenção de queimadas apenas em 2025.

Entre as ações em curso, destaca-se o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF), que inclui contratação de brigadistas, uso de maquinário, expansão da estrutura e firmamento de parcerias estratégicas.

“Com esses novos sopradores, nossas equipes ganham mais eficiência, segurança e condições de trabalho para atuar com excelência na proteção da vida, do patrimônio e dos biomas mato-grossenses”, finalizou o comandante.