Bombeiros de Mato Grosso fazem treinamento inédito

Ao longo da semana, 24 bombeiros contam com aulas de instrutores de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul

Fonte: CenárioMT

Curso conta com instrutores de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul - Foto por: Christiano Antonucci

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza ao longo desta semana o 1º Curso de Salvamento Veicular Pesado, treinamento inédito no Estado. Durante cinco dias, 24 bombeiros de todos os comandos regionais mato-grossenses aprendem técnicas e adquirem conhecimento para garantir mais eficiência nos atendimentos com instrutores de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Mato Grosso é um estado com um fluxo muito grande de veículos pesados, com os mais diversos tipos de cargas. Então, diante do número de ocorrências envolvendo este tipo de veículo, esta é uma capacitação que havia uma grande necessidade de ser realizada”, explica o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

[Continua depois da Publicidade]

Capitão Rivaldo Miranda de Andrade, coordenador do curso, observa que os veículos pesados contam com características particulares, que resultam em cenários complexos em situações de resgate. Ele ressalta, portanto, que o conhecimento técnico é essencial para que as vidas possam ser salvas.

“Um minuto faz muita diferença. Quanto mais conhecimento técnico adquirimos, conseguimos atender esses tipos de ocorrência com mais eficiência e velocidade. É por isso que esse curso se torna tão importante para a população. Estamos nos especializando em salvar mais vidas”, pontua o capitão.

[Continua depois da Publicidade]

“Temos visto nos últimos anos um investimento muito alto em capacitação e compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros, por meio do Governo de Mato Grosso. É um olhar diferenciado e notório que se reflete nas ações e resultados da corporação”, acrescenta.

O curso teve início na última segunda-feira (05.12) e se estende até a próxima sexta-feira (09), com um simulado com vítimas. Ao longo dos dias, os bombeiros contam com palestras e aulas práticas que são realizadas na Arena Pantanal e em um estacionamento próximo ao Terminal Rodoviário de Cuiabá.

“Esse curso foca em veículos pesados especiais. Os alunos estão tendo aulas de desencarceramento em caminhões, ônibus, veículos blindados e até mesmo aeronaves. É uma experiência única para este tipo de ocorrência, às vezes de pouca frequência, mas que quando acontece gera situações bem complicadas”, afirma o capitão Clóvis Augusto Michelin, de Campinas (SP), um dos instrutores.

Soldado Camila Trevisol, também aluna do curso, ressalta que a capacitação não só aumenta a efetividade no salvamento de vidas, como também garante a segurança dos bombeiros militares que atendem essas ocorrências diariamente.

“Sempre buscamos estar sempre melhorando e se capacitando. Todo dia surgem novos equipamentos e técnicas, precisamos estar sempre atualizados. Essa capacitação garante que os bombeiros também não corram grandes riscos durante o atendimento dessas ocorrências, tendo em vista que a falta de conhecimento e técnica podem resultar em situações perigosas para os próprios militares”, explica.

 

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .