O Mato Grosso registrou nas últimas 24 horas a extinção de três incêndios florestais pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), que segue nesta segunda-feira (11) no combate a outros quatro focos. As ocorrências controladas foram em União do Sul, Torixoréu e Cocalinho, onde as chamas só foram contidas após quatro dias de trabalho com apoio de maquinário e caminhão-pipa.
As ações de combate continuam em Água Boa, Santa Terezinha, Torixoréu e Colniza, com reforço de equipamentos para conter as chamas e proteger propriedades rurais.
Paralelamente, a corporação monitora 23 focos de calor ativos, sendo 12 incêndios florestais, nove deles em terras indígenas — locais onde a atuação depende de autorização federal. Os outros 11 focos decorrem de queimadas irregulares e são alvos da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para prevenir e responsabilizar infratores.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 43 focos de calor nas últimas 24 horas, com 20 na Amazônia e 23 no Cerrado.
O CBMMT reforça a proibição do uso de fogo para limpeza de áreas rurais, válida no Pantanal de 1º de junho a 31 de dezembro, e na Amazônia e Cerrado de 1º de julho a 30 de novembro. Nas áreas urbanas, o uso é vetado durante todo o ano. Denúncias podem ser feitas pelos números 193 ou 190.