Bombeiros combatem incêndios florestais e monitoram focos de calor em Mato Grosso

Em um dia de intensa atuação, equipes extinguiram três incêndios e seguem no combate a outros quatro, além de monitorar dezenas de focos ativos no estado.

Fonte: CenárioMT

Secom-MT
Bombeiros combatem incêndios florestais e monitoram focos de calor em Mato Grosso - Foto: BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu, nas últimas 24 horas, três incêndios florestais e mantém operações neste sábado (9) para conter outros quatro focos ativos. As ocorrências extintas foram registradas em Alto Paraguai, Jauru e no Pantanal, na região de Poconé, onde equipes controlaram as chamas com apoio de três frentes de trabalho e da Sala de Situação Descentralizada.

O combate continua em uma fazenda às margens da MT-326, em Cocalinho, onde cerca de 20 mil litros de água já foram utilizados desde quinta-feira (7). Os bombeiros também atuam contra queimadas irregulares em Maringá, União do Sul e Itaúba, com ações ininterruptas para preservar propriedades e vidas.

Além das ações diretas, o monitoramento aponta 18 focos de calor ativos no estado, sendo oito incêndios florestais em terras indígenas, que dependem de intervenção federal, e nove queimadas irregulares fiscalizadas pela Operação Infravermelho. A estratégia utiliza imagens de satélite para identificar e prevenir incêndios, além de responsabilizar infratores.

Segundo dados do Inpe, nas últimas 24 horas foram detectados 51 focos de calor em Mato Grosso, 37 na Amazônia e 14 no Cerrado. O CBMMT reforça que o uso do fogo está proibido no Pantanal até 31 de dezembro, e na Amazônia e no Cerrado até 30 de novembro. Nas áreas urbanas, a proibição é permanente. Denúncias podem ser feitas pelos números 193 ou 190.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.