O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu quatro incêndios florestais e segue combatendo outras cinco ocorrências neste sábado (2). As ações ocorreram em diversas localidades, incluindo Chapada dos Guimarães, Colniza, Paranatinga, Canabrava do Norte e Paranaíta.
Em Chapada dos Guimarães, dois focos foram eliminados na região do Parque Mirela e próximo ao lixão municipal, onde o monitoramento continua devido à grande quantidade de material combustível. Outros incêndios foram controlados em Rosário Oeste, na Área de Proteção Ambiental da Cabeceira do Rio Cuiabá, e em uma fazenda em Paranatinga.
As operações permanecem intensas na Gleba Concisão, em Chapada, e no Distrito de Guariba, em Colniza, com equipes mobilizadas desde sexta-feira. Também há frentes de combate ativas em áreas rurais de Paranatinga, Canabrava do Norte e Paranaíta.
Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Programa BDQueimadas, identificou 33 focos de calor no estado, sendo 20 no Cerrado, 12 na Amazônia e um no Pantanal. A presença de focos isolados não caracteriza, por si só, um incêndio florestal, mas a concentração deles pode gerar grandes queimadas.
O CBMMT reforça que está proibido o uso do fogo no Pantanal entre 1º de junho e 31 de dezembro, conforme o Decreto nº 1.403/2025. Em casos suspeitos, a população deve acionar os números 193 ou 190 imediatamente.