Boas práticas são destaques no 1º Seminário do Laboratório de Aprendizagem

Coordenadores pedagógicos, professores articuladores de Pedagogia, Língua Portuguesa e Matemática atualizam conhecimentos com foco na formação educacional

Fonte: CenárioMT

boas praticas sao destaques no 1º seminario do laboratorio de aprendizagem
Divulgação

O Laboratório de Aprendizagem se consolidou como ferramenta que aproxima o conteúdo programático da com o cotidiano da vida dos alunos, em todos os níveis da educação pública estadual. Foi com esse pensamento que professores articuladores de Pedagogia, Língua Portuguesa e Matemática, além de coordenadores das escolas sob responsabilidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) polo Primavera do Leste se reuniram no dia 02 de dezembro, na sede da DRE, para o 1º Seminário do Laboratório de Aprendizagem.

Organizado pela Coordenadoria de Formação (COFOR), em parceria com a DRE e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o seminário se tornou um grande palco de trocas de experiências e boas práticas. Segundo o diretor regional de educação, Dilson Thomaz, as palestras provocaram reflexões pertinentes ao fazer pedagógico do professor articulador. “Os participantes avaliaram como uma ótima iniciativa. Que venham os próximos”, disse o diretor.

O Laboratório de Aprendizagem atende a vários níveis de dificuldades e visa complementar, ampliar e apoiar o trabalho do profissional em sala, proporcionando ao aluno uma melhoria na sua formação seu aprendizado em caráter lúdico educativo com predomínio da alfabetização, focando na Língua Portuguesa e na Matemática, desenvolver a leitura e habilidades significativas como autonomia e criatividade.

A assessora técnica da Unidade de Desenvolvimento Pedagógico (UDGP) da Seduc-MT, Juliane Gusmão, que falou sobre organização do laboratório de aprendizagem, disse que ficou impactada com a grandiosidade das contribuições dos professores de modo geral. “Ao ver a socialização de estratégias e os resultados alcançados já percebi que seria gratificante. Amo e me orgulho de ser professora e este seminário me deixou ainda mais apaixonada pela educação”.

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No decorrer do evento aconteceram, ainda, comunicações orais e exposição de trabalhos nos quais os professores articuladores dos três componentes curriculares, juntamente com a coordenação da escola, apresentaram os resultados durante o ano de 2022. Segundo Dilson Thomaz, “a avaliação positiva e a participação efetiva de todos os envolvidos neste processo formativo, fortalece a certeza de que o investimento na formação permanente dos professores articuladores é o caminho para a construção de sujeitos pensantes e qualificados para enfrentarem os desafios de uma escola plural”.

A professora Drª Sandra Regina F. Bertoldo, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que palestrou sobre a ‘Metodologias de Ensino na perspectiva do Letramento’. Já o professor Me. Eder Lima, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Primavera do Leste, falou sobre ”Ensino na perspectiva da Educação Matemática”. Também participou a assessora técnica da Unidade de Desenvolvimento Pedagógico (UDGP) da Seduc-MT, Rita de Cássia Marques, que abordou sobre a organização do Laboratório de Aprendizagem.

 

 

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