Bispo de Mato Grosso tem melhora em respiração após procedimento no pulmão, diz hospital em SP

Fonte: G1 Ribeirão Preto e Franca

1 127
Foto: Reprodução/TVCA

O bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT) Dom Pedro Casaldáliga apresentou melhora no quadro respiratório após ser submetido a um procedimento no pulmão esquerdo, informou a Santa Casa de Batatais (SP).

Diagnosticado com uma pneumonia associada a um derrame pulmonar, o paciente de 92 anos passou por uma toracocentese, intervenção que consiste na retirada de líquido do organismo por meio de uma agulha, na quarta-feira (6), segundo o diretor técnico do hospital, Antônio Marcos Barbosa.

“Conseguimos drenar 600 ml de líquido gerando um conforto respiratório bastante significativo no padre”, disse.

Com problemas agravados pelo Mal de Parkinson, Casaldáliga foi levado do Mato Grosso para o interior de São Paulo na noite de terça-feira (4) em uma unidade de terapia intensiva (UTI) montada dentro de um avião.

[Continua depois da Publicidade]

Pertencente à congregação dos missionários claretianos, ele foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, ofício que ocupou até 2005, e ficou conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e o combate à violência dos conflitos agrários.

Expectativa de recuperação

Segundo Barbosa, Casaldáliga segue sob os cuidados da unidade de terapia intensiva (UTI), onde recebe alimentação por sonda, hidratação, tratamento à base de antibióticos e ainda respira com a ajuda de oxigenação por máscara.

“Ainda é um indivíduo que nos preocupa, existe gravidade, sabemos que todo quadro infeccioso em um indivíduo idoso é algo que traz risco à vida. Agora é tempo para a recuperação dele”, afirmou.

O hospital aguarda resultados de exames no coração, mas adianta que o padre tem respondido bem aos procedimentos e espera que ele se recupere, ou mesmo tenha alta, em até quatro ou cinco dias.

“Também realizamos um ultrassom no abdômen onde não identificamos nenhum quadro agudo de gravidade. Então o padre se mantém com uma pressão muito boa, estável do ponto de vista cardiológico. Na oxigenação do sangue, depois da punção e do início dos novos antibióticos, ele já ficou mais confortável para respirar”, explicou.

A previsão é que, em caso de melhora, ele seja transferido para a clínica Domus Claret, mantida pelos claretianos e com estrutura especial para atender idosos.

“A gente tem ainda muito pouco tempo de tratamento para fazer uma previsão mais otimista, no entanto, levando em consideração as primeiras 24 horas e a forma como ele reagiu, acreditamos que nos próximos quatro dias a gente consiga ter realmente uma efetividade nesses resultados”, disse.

Devido à pandemia, as visitas ao bispo emérito, assim como todas na Santa Casa, estão suspensas. Um terceiro exame – complementar a outros dois realizados no Mato Grosso – descartou que o paciente tenha contraído Covid-19.

“Na situação do padre é um risco para ele e também um risco para os indivíduos que estão imunodeprimidos ou que têm idade mais avançada estar adentrando um hospital em um momento de pandemia como esse.”