Barra do Garças promove projeto “Água Terapia em Ação” para crianças típicas e atípicas

O projeto oferece aulas gratuitas de ambientação e terapia aquática no Parque das Águas Quentes, promovendo mais inclusão, saúde e bem-estar

Fonte: CENÁRIOMT

Barra do Garcas promove projeto Agua Terapia em Acao para criancas tipicas e atipicas
Barra do Garças promove projeto “Água Terapia em Ação” para crianças típicas e atípicas

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio das secretarias de Inclusão e Assistência Social e de Turismo, iniciou o projeto “Água Terapia em Ação”, que promove aulas gratuitas de ambientação e terapia aquática para crianças típicas e atípicas, no Parque Municipal das Águas Quentes. A iniciativa busca proporcionar mais saúde, interação, bem-estar e qualidade de vida para as crianças.

As aulas acontecem todas as sextas-feiras, das 15h às 17h, com turmas separadas e vagas limitadas a 20 crianças por turma. As atividades são divididas em dois grupos: bebês de 1 a 4 anos e crianças atípicas entre 4 e 8 anos.

Segundo Viviane Veiga, instrutora responsável pelo projeto, o objetivo é usar a água como ferramenta terapêutica e de socialização. “A vivência aquática proporciona tranquilidade, estimula a interação e favorece o desenvolvimento motor e emocional das crianças. É um espaço para que elas se sintam acolhidas e tenham novas experiências”, destacou.

A instrutora ainda explicou que os papais e mamães interessados devem procurar o CRAS Casa da Família, no bairro Santo Antônio, ou o CRAS Construir, no bairro Novo Horizonte. O transporte nos dias de aula também está garantido, com ônibus saindo do CRAS Santo Antônio diretamente para as Águas Quentes, às sextas-feiras.

A secretária de Assistência Social, Renata Bilego, reforçou o compromisso da gestão em ampliar políticas inclusivas como esta. “Esse projeto vem para garantir mais oportunidades de interação e inclusão, acolher famílias e oferecer um serviço que une saúde, lazer e cuidado. Queremos que cada criança participante leve para casa mais bem-estar e qualidade de vida”, afirmou.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.