Barra do Garças lança projeto de apoio aos povos Xavantes com incentivo à produção artesanal

Primeira etapa será lançada na feira da Nova Barra com comercialização de artesanato indígena a partir da próxima quinta-feira (7/8)

Fonte: CENÁRIOMT

Barra do Garcas lanca projeto de apoio aos povos Xavantes com incentivo a producao artesanal
Barra do Garças lança projeto de apoio aos povos Xavantes com incentivo à produção artesanal

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Comunicação, irá lançar na próxima quinta-feira (7/8) um projeto de valorização e apoio aos povos Xavantes. Batizado inicialmente de Artes da Terra – A força do povo Xavante, a iniciativa tem como foco a geração de renda por meio da comercialização de artesanato tradicional, fortalecendo a cultura e promovendo autonomia econômica nas aldeias.

O projeto, construído em diálogo com lideranças indígenas, foi alinhado em reunião nesta sexta-feira (1/8) e conta com o envolvimento direto do coordenador municipal de Assuntos Indígenas, Xisto T. Serenhi. Nesta primeira etapa, uma tenda será instalada na feira do bairro Nova Barra, na Avenida Amazonas, onde os artesãos Xavantes, devidamente caracterizados, poderão expor e vender seus produtos. Todo o valor arrecadado será revertido integralmente às comunidades indígenas.

Após a estreia na Nova Barra, o projeto será levado nas próximas semanas para a feira da Avenida Salomé José Rodrigues, no centro, e também incorporado a grandes eventos municipais e pontos turísticos como o Parque das Águas Quentes, ampliando a visibilidade e o alcance da iniciativa.

Segundo o prefeito Dr. Adilson Gonçalves, a ação é um compromisso da gestão com o respeito à diversidade cultural e com a inclusão social. “Estamos apoiando os irmãos Xavantes não apenas com espaço para comercialização, mas com dignidade, valorizando sua arte e fortalecendo a economia  e cultura das aldeias”, destacou.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.