Banco deve indenizar ex-prefeita por compensar cheques da prefeitura com assinatura falsificada para desvio de verba em MT

Fonte: G1 MT

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Lambari D'Oeste-MT

A ex-prefeita de Lambari d’Oeste, a 327 km de Cuiabá, Maria Manea da Cruz, deve receber R$ 50 mil de indenização por danos morais depois de ser acusada de desvio de verba pública em 2013. À época, cheques com assinatura falsificada dela foram compensados em instituições bancárias.

A decisão é da Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

[Continua depois da Publicidade]

No entendimento do órgão, a instituição financeira é responsável por manter o sistema seguros à disposição dos clientes.

O erro foi registrado em 2013, quando o banco compensou cheques assinados por servidores da prefeitura com intenção de desviar verbas públicas. As assinaturas, porém, não correspondiam a rubrica da então prefeita.

[Continua depois da Publicidade]

Na ocasião, Maria Manea teve o nome ligado ao escândalo.

“Nesse caso, não há dúvida de que a instituição financeira, ao compensar as cártulas de crédito, ao invés de certificar ‘cheque fraudado’ ou ‘não conferência de assinaturas’, causou repercussão na vida privada e pública (prefeita) da autora, pois experimentou danos a sua imagem e a sua honra, frente às diversas notícias que foram publicadas nos jornais”, diz trecho da decisão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.