Aumento de acidentes com animais peçonhentos em Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

aranha
Foto Canva

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) divulgou que registrou 246 atendimentos de acidentes envolvendo animais peçonhentos nos primeiros três meses deste ano. Esses números levaram a Secretaria Municipal de Saúde a emitir um alerta à população, especialmente após os episódios de chuvas intensas no início desta semana.

No ano passado, Mato Grosso contabilizou um total de 3.637 incidentes, com 1.062 deles ocorrendo somente na capital.

Animais peçonhentos incluem serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, que possuem glândulas de veneno capazes de serem injetados por meio de dentes ou ferrões.

O biólogo Pablo Pazóti, do Centro de Controle e Zoonoses de Cuiabá, explicou que as chuvas recentes têm inundado os abrigos naturais desses animais, forçando-os a procurar novos locais de refúgio e fontes de alimento.

[Continua depois da Publicidade]

Esse deslocamento aumenta o risco de encontros entre animais peçonhentos e humanos, resultando em um aumento significativo no número de acidentes na região.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).