Aumento de acidentes com animais peçonhentos em Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

aranha
Foto Canva

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) divulgou que registrou 246 atendimentos de acidentes envolvendo animais peçonhentos nos primeiros três meses deste ano. Esses números levaram a Secretaria Municipal de Saúde a emitir um alerta à população, especialmente após os episódios de chuvas intensas no início desta semana.

No ano passado, Mato Grosso contabilizou um total de 3.637 incidentes, com 1.062 deles ocorrendo somente na capital.

[Continua depois da Publicidade]

Animais peçonhentos incluem serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, que possuem glândulas de veneno capazes de serem injetados por meio de dentes ou ferrões.

O biólogo Pablo Pazóti, do Centro de Controle e Zoonoses de Cuiabá, explicou que as chuvas recentes têm inundado os abrigos naturais desses animais, forçando-os a procurar novos locais de refúgio e fontes de alimento.

[Continua depois da Publicidade]

Esse deslocamento aumenta o risco de encontros entre animais peçonhentos e humanos, resultando em um aumento significativo no número de acidentes na região.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.