Aumento Alarmante: Mato Grosso enfrenta epidemia de dengue em 2024

Fonte: CENÁRIOMT

Aumento Alarmante: Mato Grosso enfrenta epidemia de dengue em 2024
Aumento Alarmante: Mato Grosso enfrenta epidemia de dengue em 2024

Com um cenário alarmante, Mato Grosso enfrenta um aumento significativo nos casos prováveis de dengue em 2024. Segundo dados do Ministério da Saúde, já são mais de 12,2 mil casos suspeitos da doença no estado, com sete mortes confirmadas e outras sete ainda sob investigação. Isso significa que a cada hora, pelo menos 10 pessoas apresentam sintomas da doença no estado.

Na última semana, foram registrados em média 260 casos por dia, representando um aumento de quase 20% em relação à semana anterior, quando os casos prováveis totalizaram 10.460. Em apenas sete dias, houve um acréscimo de 1.832 casos, elevando a incidência estadual para 336 casos para cada 100 mil habitantes. Esses números alarmantes colocam Mato Grosso em situação de epidemia de dengue, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além da dengue, a chikungunya também preocupa as autoridades de saúde, com um óbito e 3.471 registros da infecção no estado. A taxa de incidência é de 94,9 ocorrências por 100 mil habitantes. Quanto ao vírus da zika, não há registros de casos prováveis até o momento, conforme o boletim epidemiológico.

Diante desse panorama, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou a “Semana D” contra a dengue, uma iniciativa voltada para conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O objetivo é mobilizar a comunidade e formar uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia no estado. Até o momento, a SES confirmou a circulação dos sorotipos DENV-1 e DENV-2 em Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

Como prevenir a dengue?

O engajamento de todos é essencial para evitar surtos da doença e proteger a saúde pública.           Crédito - Secom-MT
O engajamento de todos é essencial para evitar surtos da doença e proteger a saúde pública.

Prevenir a dengue envolve uma série de medidas que visam eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Aqui estão algumas medidas importantes:

  1. Elimine locais de acúmulo de água parada, como pneus velhos, recipientes plásticos, garrafas, vasos de plantas, entre outros objetos que possam se tornar criadouros do mosquito.
  2. Mantenha caixas d’água, tonéis e cisternas bem fechados e limpos.
  3. Evite o acúmulo de água em pratos de vasos de plantas, bandejas de ar-condicionado e outros recipientes semelhantes.
  4. Mantenha piscinas limpas e tratadas com cloro.
  5. Cubra caixas d’água, tambores e tonéis.
  6. Mantenha ralos limpos e com telas protetoras.
  7. Mantenha garrafas vazias viradas para baixo.
  8. Utilize telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito dentro de casa.
  9. Use repelentes corporais e inseticidas para proteção individual.
  10. Mantenha o ambiente limpo e bem cuidado, reduzindo assim possíveis locais de reprodução do mosquito.

É fundamental que toda a comunidade esteja envolvida no combate à dengue, adotando essas medidas de prevenção em suas casas, locais de trabalho e áreas comuns.