Atendimento amplia cobertura e alcança 70% da população com foco em saúde em MT

O serviço pré-hospitalar cobre 70% do estado com integração entre bombeiros e Samu para agilizar os socorros.

Fonte: CenárioMT

Atendimento amplia cobertura e alcança 70% da população com foco em saúde
Atendimento amplia cobertura e alcança 70% da população com foco em saúde - Foto: BOMBEIROS

Mato Grosso conta com atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar que chega a cerca de 70% da população, distribuído por sete comandos regionais. Esse serviço é hoje a principal demanda da corporação, que possui bases em 25 municípios-sede, com exclusividade nos primeiros socorros em 13 deles há décadas.

Na região Médio Norte, cidades como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum operam em um modelo integrado com as prefeituras. Desde 2022, a Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel em Sinop organiza o suporte de forma conjunta, otimizando o atendimento local.

[Continua depois da Publicidade]

Em outros 11 municípios, incluindo Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara e Campo Verde, o Corpo de Bombeiros atua em parceria com o Samu, muitas vezes instalado em Unidades Bombeiro Militar. Essa integração, consolidada há 15 anos em Rondonópolis, melhorou o tempo de resposta com o Samu operando junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Inspirado nesses resultados, o Estado implantou o mesmo modelo na Baixada Cuiabana com o Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar. A cooperação entre as secretarias estaduais de Segurança Pública e de Saúde viabilizou a Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Ciosp em julho, permitindo a atuação coordenada entre Corpo de Bombeiros e Samu em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.

[Continua depois da Publicidade]

O objetivo é garantir agilidade, eficiência e qualidade no atendimento, ampliando a capacidade de resposta para beneficiar cada vez mais cidadãos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .