24.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOAtendimento a vítimas de violência ganha espaço exclusivo em delegacia no norte...

Atendimento a vítimas de violência ganha espaço exclusivo em delegacia no norte de MT

O novo espaço foi ambientado para receber as vítimas de forma mais humanizada
CENÁRIOMT

A parceria entre a Polícia Civil em Alta Floresta e instituições do município possibilitou a estruturação do espaço do Núcleo de Atendimento a Mulheres, Crianças e Idosos vítimas de violência. O espaço foi ambientado para receber as vítimas de forma mais humanizada e conta também com uma briquedoteca para as crianças.

Nesta quarta-feira (11.05), representantes das instituições que apoiaram a criação do novo espaço visitaram a delegacia e conheceram o ambiente.

Em 2020, a Delegacia de Polícia de Alta Floresta instituiu o núcleo que passou a contar com uma equipe exclusiva para realizar as investigações sobre crimes praticados contra mulheres, crianças e idosos. “Contudo, o primeiro atendimento das vítimas, sobretudo das mulheres, não era realizado de forma diferenciada em razão da ausência de um espaço adequado que proporcionasse maior acolhimento”, explicou a delegada regional, Ana Paula Reveles.

Neste ano, em parceria com a Associação das Mulheres de Rotarianos, e apoio do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, foi possível obter o recurso necessário para criar e equipar uma sala de atendimento exclusivo às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, possibilitando um atendimento mais digno e acolhedor às vítimas.  “Também contamos com o apoio da Prefeitura de Alta Floresta, que nos cedeu uma servidora para auxiliar nos atendimentos”, acrescentou a delegada.

O espaço conta com quatro ambientes – uma recepção, onde são registrados os boletins de ocorrência, a sala da escrivã, dos investigadores e banheiro.

Atualmente, a equipe especializada conta com seis integrantes: delegado João Lucas Wanick, três investigadores, uma escrivã e uma auxiliar  administrativa, além dos policiais plantonistas que continuam responsáveis pelas lavraturas dos autos de prisão em flagrante delito.

“Esse espaço de atendimento representa um importante avanço no enfrentamento à violência doméstica e familiar em Alta Floresta e uma conquista muito especial à Polícia Civil do município”, argumentou Ana Paula Reveles.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Troca de cartões Ser Família Emergencial será na Secretaria de Assistência Social
maio 23, 2022
Mato Grosso
Homem é preso com 17 kg de drogas em Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Saúde terá horário noturno para vacinação nesta semana
maio 23, 2022
Lucas do Rio Verde
Expansão de Lucas do Rio Verde será discutida em audiência pública
maio 23, 2022