Assembleia Legislativa de Mato Grosso articula fim de incentivos fiscais para empresas ligadas à moratória da soja a partir de 2026

Fonte: CENÁRIOMT

Clima soja
Assembleia Legislativa de Mato Grosso articula fim de incentivos fiscais para empresas ligadas à moratória da soja a partir de 2026 - Foto Canva

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) planeja intensificar a pressão sobre o governador Mauro Mendes (União) para que sejam revogados os incentivos fiscais concedidos às empresas que aderem à chamada Moratória da Soja. A intenção foi divulgada pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Max Russi (PSB).

A articulação ganha força após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, em 28 de abril, que autorizou o Estado de Mato Grosso a suspender tais benefícios fiscais. Embora a decisão ainda precise passar pelo crivo do plenário do STF antes de entrar em vigor, a previsão é que isso ocorra a partir de 1º de janeiro de 2026.

[Continua depois da Publicidade]

Em declarações à imprensa na última quarta-feira (29), o deputado Max Russi avaliou que a decisão do STF pode representar um marco negativo para a Moratória da Soja. O acordo, estabelecido em 2006 entre organizações não governamentais, empresas e entidades do agronegócio, impõe restrições às tradings na compra de soja cultivada em áreas desmatadas na Amazônia após 2008.

Russi enfatizou que, com a perspectiva da decisão do STF em vigor, a Assembleia Legislativa adotará uma postura firme, cobrando o Governo do Estado para que os incentivos fiscais sejam efetivamente cancelados caso as empresas persistam em ações que, na visão do legislativo, prejudicam os produtores rurais de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

“A partir de 1º de janeiro, se essas empresas continuarem prejudicando nossos produtores, terão seus incentivos fiscais cortados. Se o Governo não fizer isso, pode ter certeza de que a Assembleia vai cobrar e exigir que esses cortes sejam realizados”, asseverou o presidente da ALMT, sinalizando uma nova fase na relação entre o estado e as empresas ligadas ao acordo da soja.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.