Arena Pantanal recebe Festival Paralímpico e corrida SER Família dos Anjos neste sábado (20)

Festival será realizado pela manhã, das 7h30 às 11h30, e a corrida, que foi idealizada pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, acontecerá à tarde, a partir das 16h30

Fonte: Cida Rodrigues | Secel-MT

|
|

A Arena Pantanal recebe dois eventos neste sábado (20.05). Pela manhã, das 7h30 às 11h30, o local será o núcleo do Festival Paralímpico 2023 em Cuiabá. Durante a tarde, a partir das 16h30, será palco da 1ª Corrida SER Família dos Anjos, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso,  Virginia Mendes.

Além da capital, as atividades do Festival Paralímpico 2023 ocorrem em outros cinco municípios mato-grossenses: Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Canarana e Várzea Grande.

[Continua depois da Publicidade]

Promovido em todo o país pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Festival oferece vivências em modalidades paralímpicas para propiciar inclusão social por meio do esporte a crianças e jovens deficientes. Em Mato Grosso, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A Escola Arena Educação, que fica dentro da Arena Pantanal, recebe as atividades do Festival Paralímpico na capital mato-grossense. O acesso ao local será feito pelo setor Leste, localizado em frente à rua Ranulfo Paes de Barros.

[Continua depois da Publicidade]

Em Várzea Grande, as vivências acontecem no ginásio poliesportivo Fiotão, local em que também acontecem as atividades do programa de iniciação esportiva do Centro de Referência Paralímpico. Em Barra do Garças, o evento será na Escola Interativa Coophema, e em Brasnorte, no ginásio municipal Marcelo Félix Pietsch.

O ginásio poliesportivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), sedia as atividades no município de Cáceres. O espaço esportivo abriga também o primeiro Centro de Referência Paralímpico do Estado.

E, pela primeira vez, o Festival será realizado em uma aldeia indígena, situação propiciada no núcleo de Canarana. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a iniciativa será levada à aldeia Tanguro, da etnia Xavante, que fica a 73 km da cidade.

Em todos os seis municípios, as atividades ocorrem pela manhã, a partir das 7h30. Cada núcleo desenvolverá quatro modalidades paralímpicas, que podem incluir atletismo, basquete em cadeiras de rodas, badminton, bocha e vôlei sentado. Em Canarana, serão desenvolvidas também atividades de hipismo.

O evento é direcionado a crianças e jovens de 08 a 17 anos, praticantes ou não de esportes. Para garantir inclusão social e integração, a experimentação paradesportiva é aberta também a pessoas que não apresentem deficiência, podendo chegar a 20% dos participantes.

Corrida SER Família dos Anjos

Idealizada pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, 1ª Corrida SER Família dos Anjos visa incentivar os cadastros voluntários de Medula Óssea no MT Hemocentro.

O percurso terá início em frente ao portão G, no setor Leste, e em seguida, acessa o interior do estádio, passando pela beira do campo.

A 1ª edição da corrida conta com o apoio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Saúde (Ses), e parceria da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Morro MT.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .