Apreensão de pescado em Mato Grosso cresce 570% nos primeiros seis meses de 2025

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente intensificou as ações contra a pesca predatória, resultando em mais de uma tonelada de pescado apreendido no semestre.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil - MT
Apreensão de pescado em Mato Grosso cresce 570% nos primeiros seis meses de 2025 - Foto: PJC

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) de Mato Grosso registrou um aumento de 570% na apreensão de pescado nos primeiros seis meses de 2025 em comparação com todo o ano anterior. Enquanto em 2024 foram apreendidos 200 kg de peixes, somente de janeiro a junho de 2025 foram confiscados 1.114 kg.

Essa evolução significativa é resultado de operações estratégicas e integradas, realizadas pela Dema em conjunto com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). No semestre, três operações foram conduzidas pela Dema, além de 10 ações conjuntas, que apreenderam mais de 800 kg de pescado e resultaram em multas que somam R$ 116 mil.

[Continua depois da Publicidade]

Os esforços culminaram na instauração de 41 inquéritos policiais, 11 prisões em flagrante, apreensão de quatro animais silvestres e multas administrativas que ultrapassam R$ 250 mil.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, ressaltou que o combate à pesca predatória e outros crimes ambientais tem contado com inteligência, tecnologia, capacitação contínua e colaboração entre órgãos, ampliando a eficácia das investigações.

[Continua depois da Publicidade]

Operações de destaque ocorreram em regiões como Barão de Melgaço, Porto Jofre e Santo Antônio do Leverger. Em janeiro, na Operação Malha Fina, um pescador profissional foi preso em flagrante por pesca irregular durante o defeso, e foram apreendidos exemplares de espécies protegidas pela Lei do Transporte Zero.

Na Operação Up Punt, foram cumpridos mandados em pesqueiros suspeitos na região de Porto Jofre, onde um grupo utilizava redes e uma chalana para capturar e transportar pescado ilegalmente para Cuiabá.

Em junho, a Operação Isca Viva focou no comércio irregular de iscas vivas, resultando na prisão de cinco pessoas, autuações, embargo de estabelecimentos e apreensão de aproximadamente 32 kg de minhocuçu, além de outras espécies de peixes e itens relacionados à pesca ilegal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]