Apreensão de drones cresce 866% na segunda maior penitenciária de Mato Grosso

A intensificação da segurança na penitenciária de Rondonópolis elevou drasticamente as apreensões de drones usados para levar celulares e drogas aos presos.

Fonte: CenárioMT

Apreensão de drones cresce 866% na segunda maior penitenciária de Mato Grosso
Apreensão de drones cresce 866% na segunda maior penitenciária de Mato Grosso - Foto: SEJUS

As ações reforçadas na segurança do Mato Grosso e mudanças nos procedimentos internos resultaram em um aumento de 866% nas apreensões de drones na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, localizada em Rondonópolis, a segunda maior do estado.

No primeiro semestre de 2025, foram abatidos 29 drones, número muito superior aos 3 registrados no mesmo período do ano anterior. Os equipamentos são usados principalmente para transportar celulares e drogas para o interior da unidade prisional.

[Continua depois da Publicidade]

A alta incidência levou à criação de uma equipe especial para monitorar e interceptar essas ações criminosas, garantindo que os presos não recebam aparelhos proibidos.

Entre 2021 e 2025, mais de 700 celulares e cerca de 260 drones foram apreendidos nas unidades prisionais do estado. O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destaca que o resultado das apreensões evidencia a prontidão e vigilância das equipes de segurança.

[Continua depois da Publicidade]

Em uma operação realizada em 18 de março, policiais penais encontraram mochilas contendo quatro drones, 29 baterias, controles, 28 celulares, carregadores, fones, bebidas alcoólicas e barras de Durepox próximas à penitenciária. Dois suspeitos abandonaram o material e fugiram ao avistar os agentes.

O diretor da Penitenciária de Rondonópolis, Ailton Ferreira, ressaltou que as medidas de segurança impediram a entrada de centenas de celulares, estimando o prejuízo à criminalidade em cerca de meio milhão de reais apenas em uma das apreensões recentes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.