Uma ação integrada das autoridades apreendeu diversos galões de agrotóxicos armazenados e descartados de forma irregular em uma propriedade rural de Mato Grosso, na cidade de Bom Jesus do Araguaia. A operação foi realizada na terça-feira (17) pela Delegacia de Ribeirão Cascalheira, em conjunto com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
O gerente da fazenda, de 36 anos, foi preso em flagrante pelo crime ambiental de abandono de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana e ao meio ambiente, além de armazenar produtos em desacordo com as normas de segurança.
Durante a vistoria na propriedade, as equipes localizaram diversos galões de agrotóxicos armazenados de forma irregular. No interior de um depósito fechado, foram encontrados mais recipientes contendo agrotóxicos vencidos.
Na sequência da fiscalização, os agentes também identificaram galões vazios descartados em uma área de preservação permanente, próximos a uma fonte de água corrente, agravando o risco ambiental da situação.
Todo o material foi apreendido e passará por perícia técnica da Politec. O responsável pela fazenda foi levado até a Delegacia de Ribeirão Cascalheira, onde foi interrogado e autuado em flagrante pelos crimes ambientais.