27.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 01 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOAplicativo MT Cidadão é finalista em premiação nacional sobre tecnologia em gestão...

Aplicativo MT Cidadão é finalista em premiação nacional sobre tecnologia em gestão pública

A premiação visa reconhecer ações que melhoram a vida do cidadão e da gestão pública através da tecnologia da informação e comunicação
Por CenárioMT

O App MT Cidadão é um dos finalistas da 19ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A premiação visa reconhecer ações de tecnologia que melhoram a vida do cidadão e da gestão pública.

Nesta sexta-feira (19.11), a Abep-TIC informou que o projeto “MT Cidadão: Integrando o Estado e aproximando o cidadão com uma estratégia de transformação digital por meio de aplicativo com design centrado no cidadão e soluções tecnológicas inspiradas na Estônia”, o país mais digital do mundo, é um dos finalistas da 19ª edição do Prêmio e-Gov.

Os vencedores serão anunciados no dia 8 de dezembro, em Vitória (ES), na abertura da 49ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP). O Prêmio e-Gov é a mais importante premiação de TIC para a gestão pública do país.  Podem participar projetos de TIC de órgãos, entidades e empresas públicas federais, estaduais e municipais que ofereçam soluções para os serviços públicos digitais, tornando-os mais efetivos e facilitando a vida da população.

As iniciativas submetidas à premiação devem seguir critérios como ineditismo, aperfeiçoamento de serviços públicos, democratização do acesso, segurança e privacidade dos dados do cidadão, comprovação de resultados e possibilidade de replicação. O projeto classificado para o 1º lugar receberá R$ 10 mil.

O gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Projetos da MTI, Sócrates Barros, será o responsável por realizar a apresentação final do projeto durante a solenidade. “Ser finalista de um prêmio tão importante a nível nacional como o Prêmio E-gov, demonstra a potencialidade e a força da MTI em Inovar. Esse poder de inovação se preza em mecanismos para prover tecnologia e produtos inovadores para o Estado, se empenha em trabalhar em um produto com foco final no cidadão e a buscar parceiros com tecnologia de primeiro mundo  para ser aplicada em benefício da sociedade mato-grossense”, afirmou.

Segundo o gerente, essa posição também representa o apoio e a visão da diretoria da empresa em buscar tecnologias inovadoras. ”É o resultado de um trabalho árduo desempenhado pela MTI a fim de promover uma transformação de processos, metodologias, entendimento e tecnologias focadas no cidadão”.

O MT Cidadão é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que visa ampliar a transparência e prestação de serviços ao cidadão. Desenvolvido e mantido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), é uma plataforma que disponibiliza em um só lugar vários serviços digitais essenciais e relevantes para o cidadão.

Conforme o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, atualmente a plataforma conta com 77 serviços digitais disponíveis, 335 mil usuários ativos e 18,2 milhões de acessos.

Uma vez autenticado, o cidadão acessa serviços públicos personalizados e otimizados para o seu dia a dia.

Em um só local e através de dados do Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Educação, e Procuradoria Geral do Estado o cidadão pode:

Conferir informações básicas do veículo; consultar débitos registrados para IPVA, licenciamento e Seguro DPVAT; verificar infrações registradas, aviso de Dívida Ativa; solicitar PID (Permissão Internacional para Dirigir); emplacamento; solicitar Intenção de venda, transferência, troca para Placa Mercosul; solicitar RG digital; renovação, segunda vida e CNH definitiva, chamar serviços de emergência da SESP; consultar informações da vida acadêmica dos alunos, entre outros serviços digitais.

Mato Grosso foi o terceiro Estado que mais evoluiu na oferta de serviços digitais em 2020/2021, saindo da 24ª para a 12ª colocação no ranking da Abep-TIC. E isso é graças ao trabalho desenvolvido junto ao MT Cidadão”, concluiu.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,358FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,093SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Novembro Azul foi marcado por ações de conscientização e prevenção em Lucas do Rio Verde
dezembro 01, 2021
Lucas do Rio Verde
Natal da Esperança começa neste sábado, dia 04 de dezembro em Lucas do Rio Verde
dezembro 01, 2021
Lucas do Rio Verde
Inscrições para o concurso de decoração natalina seguem até dia 04
dezembro 01, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega nova farda para Guarda Municipal
dezembro 01, 2021