Apagão nacional afeta 15 estados e causa caos em Mato Grosso

O reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera.

Fonte: DA REDAÇÃO

Apagão

Em um dia comum de terça-feira (15), a rotina de milhões de brasileiros foi bruscamente interrompida. Às 8h20, um apagão nacional jogou várias cidades na escuridão, atingindo não apenas Mato Grosso, mas se espalhando como uma sombra sinistra por pelo menos 15 estados e o Distrito Federal. As luzes se apagaram em locais tão distantes quanto Amazonas, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba.

A Energisa, concessionária de energia em Mato Grosso, prontamente se manifestou, esclarecendo que o motivo do apagão foi um evento externo no Sistema Interligado Nacional, uma falha no coração energético do país que reverberou em todos os cantos da nação.

Este apagão foi tão extenso que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) decidiu interromper o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão, uma medida protetiva que fez a escuridão se alastrar ainda mais.

O reestabelecimento do serviço está ocorrendo gradualmente, conforme a ONS libera, mas o apagão já deixa suas marcas. Ele nos recorda da fragilidade de nosso sistema, da importância da energia elétrica em nosso dia a dia, e acende uma luz sobre a necessidade de investimentos e cuidados constantes em nossa infraestrutura.

[Continua depois da Publicidade]

44 cidades de Mato Grosso sem energia

Conforme a Energisa, as cidades mato-grossenses afetadas pelo apagão são: Juara, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Paranatinga, Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Sinop, Rondonópolis, Araputanga, Confresa, Vila Rica, Campo Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Lucas do Rio Verde, Poconé, Diamantino, Nortelândia, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Nova Brasilândia, Primavera do Leste, União do Sul, Nova Ubiratã, Marcelândia, Jauru, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Reserva do Cabaçal, Vila Bela da Santíssima Trindade, Gaúcha do Norte, Alto Boa Vista, Santiago do Norte, Porto Alegre do Norte, Figueirópolis, Mirassol D’Oeste, Cachoeirinha, Indiavaí, Santo Antonio de Leverger e Rondolândia.

PROBLEMA RESOLVIDO

Às 9h35, a empresa informou que o atendimento em Mato Grosso já tinha sido normalizado em 100% com a energia restabelecida em todos os locais que registraram quedas e oscilações.

NOTA DA ENERGISA

A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link