APAE celebra 30 anos da Escola Renascer em Lucas do Rio Verde

Atividade fez parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 08 25 at 18.27.45
Foto: Divulgação

A Escola Especial Renascer, que atende alunos da APAE em Lucas do Rio Verde, comemorou no sábado (26) 30 anos de fundação. A celebração aconteceu um dia antes, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A programação da Semana Nacional foi realizada com várias atividades visando a inclusão dos alunos atendidos pela APAE. “Neste ano de 2023, o tema da campanha foi conectar e integrar para construir a inclusão. Nesse sentido, a nossa APAIE de Lucas do Rio Verde buscou parcerias para promover essa inclusão dos nossos alunos com a sociedade”, explicou a diretor da Escola Renascer, Eliane Uliana.

A programação contou com a ida meninas e meninos para cuidados estéticos. Foram contemplados 30 alunos com esses atendimentos.

A semana também foi marcada por brincadeiras com jogos eletrônicos, videogames, jogos educativos, jogos pedagógicos. Também foi realizada palestra com uma mãe e um pai de alunos da escola, a professora Solange Oliveira, que é a mãe da Flora, e o Maxwell, que é o pai da Clara. “Eles fizeram uma palestra sobre a importância da família no contexto apaeano, como é importante a família estar participando das ações da escola, para que a escola se torne forte e que assim consiga sempre preparar desenvolver atividades voltadas para os alunos com o interesse dos pais”, detalhou a diretora.

Ainda foi realizada palestra com a empresa BDR, parceira da APAE. Conforme a diretora da escola, a empresa faz a contratação de alunos da instituição, facilitando a inclusão no mercado de trabalho. “Eles são auxiliares de sala, auxiliares de informática, auxiliar de cozinha e trabalham na jardinagem também”, explicou, citando que atualmente são 14 alunos contratados. Também foi feita uma palestra também sobre a empregabilidade de pessoas com deficiência.

A Semana Nacional foi encerrada com uma gincana inclusiva com alunos do Colégio La Salle, onde aconteceu a comemoração dos 30 anos da Escola Renascer. “É um momento muito gratificante para nós, muito alegre de poder estar comemorando 30 anos de luta para oferecer, ofertar atendimento educacional de qualidade aos nossos alunos”, destacou a diretora.

A APAE de Lucas do Rio Verde atende atualmente 220 usuários com deficiência intelectual e/ou múltipla.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.