ANP fiscaliza postos de combustíveis em Mato Grosso e autua estabelecimento em Cuiabá

Fonte: CenarioMT

Ilustração / Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou, entre os dias 27 e 30 de janeiro, uma operação de fiscalização do mercado de combustíveis em 15 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso. A ação teve como objetivo verificar a qualidade dos combustíveis, aferir o fornecimento correto de volume pelas bombas medidoras, avaliar a adequação dos equipamentos e conferir as documentações obrigatórias dos estabelecimentos.

Em Mato Grosso, os fiscais vistoriaram 14 postos de combustíveis e quatro revendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em Cuiabá e Várzea Grande. Durante a inspeção, um posto de combustíveis localizado na capital foi autuado por apresentar defeito no termodensímetro, equipamento utilizado para avaliar a qualidade do etanol. Além disso, o mesmo estabelecimento foi penalizado por não realizar a drenagem correta do fundo dos tanques de armazenagem de óleo diesel, procedimento essencial para evitar contaminação do combustível.

[Continua depois da Publicidade]

Na cidade de Várzea Grande, onde as fiscalizações ocorreram em parceria com o Procon Municipal, não foram identificadas irregularidades. Além disso, os agentes coletaram cinco amostras de combustíveis para análise laboratorial, a fim de garantir a conformidade dos produtos comercializados.

De acordo com a ANP, as ações de fiscalização são planejadas com base em diversos vetores de inteligência, incluindo informações recebidas pela Ouvidoria da agência, dados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) e relatórios de outros órgãos. O objetivo é direcionar as inspeções para regiões e estabelecimentos com indícios de irregularidades.

[Continua depois da Publicidade]

Os postos autuados pela ANP estão sujeitos a sanções que variam desde multas de R$ 5 mil a R$ 5 milhões até a suspensão ou revogação da autorização de funcionamento. No entanto, essas penalidades só são aplicadas após a conclusão de um processo administrativo, no qual os estabelecimentos têm direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme previsto na legislação.

A população também pode contribuir para a fiscalização do setor. Denúncias sobre irregularidades no mercado de combustíveis podem ser feitas à ANP por meio do Fale Conosco no site da agência ou pelo telefone 0800 970 0267, com ligação gratuita.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT