Alunos da rede municipal de Cuiabá serão avaliados por notas numéricas

A decisão tem o apoio do prefeito Abílio Brunini, que defende a importância do acompanhamento familiar para o sucesso do aluno.

Fonte: CENÁRIOMT

Alunos da rede municipal de Cuiaba serao avaliados por notas numericas scaled
Alunos da rede municipal de Cuiabá serão avaliados por notas numéricas

Os estudantes da rede pública municipal de Cuiabá terão uma mudança significativa no sistema de avaliação a partir do segundo semestre deste ano letivo. A prefeitura adotará a avaliação por notas numéricas de 0 a 10, substituindo o modelo anterior e buscando maior clareza sobre o desempenho dos alunos para os pais e responsáveis.

A nova regra exige uma média mínima de 6,0 por bimestre. Para ser aprovado ao final do ano, o estudante deverá alcançar a soma de 24 pontos nos quatro bimestres. A mudança é válida para todas as unidades escolares da rede municipal e está oficializada pela Portaria nº 254/2024, assinada pelo secretário municipal de Educação, Amauri Monge.

[Continua depois da Publicidade]

A decisão tem o apoio do prefeito Abílio Brunini, que defende a importância do acompanhamento familiar para o sucesso do aluno. “O apoio e acompanhamento da família será muito importante porque o aluno que não tiver a nota adequada vai reprovar. Vamos cobrar também a melhoria da qualidade de ensino com a devida aplicação da política pedagógica pelos professores”, afirmou.

O secretário de Educação, Amauri Monge, reforçou que a medida visa fortalecer a parceria entre escola e família. Segundo ele, se um responsável notar o desempenho abaixo do esperado, poderá buscar a direção e a coordenação pedagógica da escola para buscar soluções, como aulas de reforço.

[Continua depois da Publicidade]

A professora Thatiany Soares Correa, mentora de aprendizagem da Secretaria de Educação, vê a mudança como uma “estratégia de recomposição da aprendizagem” que estimula o diálogo. A rede pública municipal de Cuiabá atende atualmente 59.456 estudantes, que já receberam kits de material didático e escolar para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.