O Governo de Mato Grosso destinou R$ 115,8 milhões desde 2019 para fomentar a agricultura familiar em municípios integrantes dos consórcios Portal da Amazônia, Vale do Juruena e Vale do Teles Pires. Os recursos foram aplicados em máquinas, implementos, mudas e outras ações de apoio à produção rural.
Durante a 19ª Feira da Agricultura Familiar, realizada em Carlinda, a secretária estadual de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, apresentou os dados e destacou que o município, pertencente ao Consórcio Portal da Amazônia, recebeu aproximadamente R$ 10 milhões no período entre 2019 e julho de 2025. Segundo ela, os aportes possibilitam acesso a equipamentos, insumos e assistência técnica, além de melhorias na estrutura produtiva local.
Na ocasião, a secretária divulgou o programa de Inclusão Rural, financiado pelo Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf), cujo primeiro edital está com inscrições abertas até 7 de agosto. A Empaer está responsável pela assistência técnica e apoio aos produtores na inscrição de projetos. O foco é atender agricultores com renda de até meio salário mínimo e cadastrados no CadÚnico Rural.
“A Empaer está promovendo uma força-tarefa em parceria com a Setasc para localizar os produtores elegíveis. É um trabalho coletivo para garantir o acesso aos benefícios”, afirmou Fujioka, que também enfatizou a importância do diálogo com os municípios para definir estratégias eficazes.
O secretário municipal de Agricultura Familiar de Colíder, Felipe Bachiega, manifestou interesse em incentivar a cultura do café como alternativa para diversificar a produção local. “Queremos capacitar nossos produtores e oferecer uma nova oportunidade que possa manter as famílias no campo”, disse.
Estiveram presentes no evento lideranças locais de municípios como Nova Bandeirantes, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Matupá, Colíder, Paranaíta, Terra Nova do Norte, Novo Mundo e Nova Canaã do Norte.