A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está acompanhando com rigor a situação da barragem da Usina Hidrelétrica Colíder, que passou do nível de segurança de “atenção” para “alerta” no dia 14 de agosto. A agência conveniada da ANEEL no estado do Mato Grosso, a AGER/MT, realizou uma fiscalização presencial nos dias 20 e 21 de agosto na usina para avaliar as ações adotadas pela concessionária quanto ao nível de segurança e o desempenho. Após a conclusão dessa fiscalização e posterior emissão de relatório pela AGER/MT, a ANEEL avaliará as medidas cabíveis.
A ANEEL está exigindo da nova titular da usina, a Centrais Elétricas Brasileira – ELETROBRAS, ações concretas para retomada do nível de segurança para a condição normal, de modo a garantir a segurança das pessoas e das estruturas do ativo.
No âmbito do planejamento das fiscalizações do ano de 2025, a usina Colíder já havia sido selecionada para fiscalização presencial no segundo semestre, com o objetivo de avaliar seu desempenho e as condições do nível de segurança de sua barragem, além da verificar a conformidade regulatória dos instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB), instituída pela Lei nº 12.334/2010.
A Usina Hidrelétrica Colíder está localizada no rio Teles Pires, no norte de Mato Grosso e foi construída pela Copel entre 2011 e 2019. A operação e manutenção foi realizada pela Copel entre 2019 e maio de 2025, quando foi adquirida pela Eletrobrás.