Dois adolescentes de 16 e 17 anos foram apreendidos por policiais militares de Cáceres, na madrugada deste sábado (1º), suspeitos de tentativa de homicídio e ocultação de cadáver, conforme divulgado pela Polícia Militar de Mato Grosso. A ação integra a Operação Força Total – Resposta Imediata, parte do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado.
Por volta das 2h50, a equipe policial recebeu denúncia sobre um corpo abandonado nas proximidades do estádio municipal de Cáceres. No local, foi encontrada uma vítima do sexo masculino, dentro de um saco de lixo e sem a cabeça. O local foi isolado e periciado pela Polícia Judiciária Civil e pela Politec.
Conforme apurado, as investigações apontaram rapidamente para dois adolescentes com possível envolvimento em facções criminosas. Após diligências, a Força Tática localizou os suspeitos em uma residência no bairro próximo ao local do crime. Durante a abordagem, ambos confessaram o envolvimento no caso e relataram participação em outra tentativa de homicídio, ocorrida na noite anterior, no bairro Vila Mariana.
Armas e veículo apreendidos
Na residência onde os menores foram encontrados, os militares apreenderam um revólver calibre .38, uma faca e uma motocicleta usada nos crimes. Segundo o boletim de ocorrência, os adolescentes indicaram o endereço onde a vítima teria sido assassinada. No local, os agentes encontraram sinais de crime e manchas de sangue, mas o proprietário da casa, um homem de 38 anos, não foi localizado.
A vítima da tentativa de homicídio de sexta-feira (31) – um homem de 28 anos – foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional de Cáceres, após ser atingida por um disparo no braço.
Contexto da operação
A Operação Força Total – Resposta Imediata reforça o policiamento em Mato Grosso, com apoio de unidades como a Rotam, Companhia Raio e o Ciopaer. Segundo o governo estadual, o objetivo é conter a escalada de crimes violentos e aumentar a presença ostensiva das forças de segurança em regiões estratégicas do estado.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, adolescentes representam cerca de 8% dos autores de crimes violentos letais no país, o que reforça a importância de ações integradas de prevenção e repressão como a realizada em Cáceres.
Os dois menores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cáceres, onde permanecem à disposição da Justiça.



















