Adolescentes são apreendidas em Primavera do Leste por trote à polícia

Três adolescentes foram conduzidas à delegacia após usarem código falso de socorro em ligações ao 197, mobilizando equipes policiais desnecessariamente.

Fonte: CenárioMT

Adolescentes são apreendidas em Primavera do Leste por trote à polícia
Adolescentes são apreendidas em Primavera do Leste por trote à polícia - Foto: PJC

Em Mato Grosso, três adolescentes foram apreendidas pela Polícia Civil em Primavera do Leste após praticarem ato infracional análogo à falsa comunicação de crime. O caso ocorreu na tarde de sexta-feira (15), no bairro Primavera III.

Segundo a investigação, as jovens, que são amigas, ligavam para o número de emergência 197 utilizando um código de pedido de pizza, que simula situação de violência doméstica. A prática, conhecida como trote, levou agentes a acreditarem que se tratava de casos reais, interrompendo procedimentos internos e mobilizando equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar.

[Continua depois da Publicidade]

Durante as ligações falsas, as linhas de emergência ficaram ocupadas, o que impediu que denúncias legítimas fossem recebidas. Além disso, o deslocamento de viaturas e policiais gerou prejuízos ao serviço público de segurança. De acordo com a corporação, uma tarde inteira de diligências foi consumida até a identificação e apreensão das adolescentes.

Elas foram conduzidas à delegacia para os procedimentos legais. A Polícia Civil reforçou que passar trote a serviços de emergência é crime, com pena prevista de detenção de um a seis meses ou multa.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]