Abertura nacional da colheita do milho segunda safra será na quarta-feira, em Sorriso

De acordo com a organização, o número reflete a boa performance das lavouras até o final de maio, favorecidas por chuvas mesmo fora da janela ideal de plantio.

Fonte: CENÁRIOMT

Milho - Foto CenárioMT
Foto CenárioMT

Na próxima quarta-feira, 18 de junho, Sorriso sediará a abertura nacional da colheita do milho de segunda safra em 2025, o milho safrinha. O evento que deve contar com a presença do governador do Estado, Mauro Mendes, será realizado na Fazenda Dois Irmãos/Grupo ABF.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), neste ano a produção deve bater recorde chegando aos 50,38 milhões de toneladas, um volume 3% superior ao colhido na safra anterior, que fechou em 48,7 milhões de toneladas. De acordo com a organização, o número reflete a boa performance das lavouras até o final de maio, favorecidas por chuvas mesmo fora da janela ideal de plantio.

[Continua depois da Publicidade]

A estimativa de área plantada também subiu: são 7,13 milhões de hectares, um crescimento de 4,85% em relação ao ciclo 2023/2024. Já a produtividade média deve alcançar 117,74 sacas por hectare, 1,86% superior à da última temporada.

Durante a manhã, três painéis de debate estarão em foco. O primeiro trata dos “Desafios regulatórios da produção”; no segundo a abordagem é “Etanol: uma solução sustentável”, e, por fim, o terceiro trabalha “Cenários da produção brasileira 2025/2026”, e às 11h10 haverá a largada das colheitadeiras.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os 10 maiores produtores de milho do Brasil, sete são de Mato Grosso, de acordo com dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE. Além de Sorriso – campeão brasileiro na produção do grão – integram a lista Nova Ubiratã, Nova Mutum, Querência, Diamantino, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia, evidenciando a liderança nacional do estado na produção do grão.

O evento conta com organização da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo) e Canal Rural que fará a transmissão ao vivo. Conforme os organizadores, a cada safra são debatidas questões voltadas ao avanço tecnológico da produção do milho; logística de mercado e formas de agregar valor à produção também constam da pauta do encontro. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Detalhes do evento:

O que: abertura nacional da colheita do milho de segunda safra em 2025

Data: quarta-feira, 18 de junho.

Local: Fazenda Dois Irmãos/Grupo ABF, em Sorriso (MT).

Horário: 7h45 (horário de Mato Grosso).

Transmissão: Ao vivo pelo Canal Rural.

Expectativa de produção: 50,38 milhões de toneladas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]