O deslocamento entre Cáceres e Tangará da Serra, Mato Grosso, costumava ser um dilema para os moradores do Oeste de Mato Grosso. As opções eram exaustivas: encarar 430 km de asfalto em uma volta longa via Cuiabá ou enfrentar quase 150 km de estrada de chão pela MT-343.
Essa realidade de isolamento foi drasticamente alterada pelos investimentos do Governo de Mato Grosso, que aplicou mais de R$ 100 milhões para pavimentar 148 km da MT-343 entre Cáceres e Barra do Bugres.
A obra não só garantiu o primeiro acesso asfaltado a Porto Estrela, mas, principalmente, integrou o 6º e o 7º maiores municípios do estado.
Com a pavimentação da MT-343 concluída, a viagem entre Cáceres e Tangará da Serra foi reduzida em 200 km, caindo para apenas cerca de 230 km.
Novas conexões estratégicas multiplicam a integração regional
A MT-343 é apenas a primeira peça de um plano logístico ambicioso. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) trabalha para criar novos corredores rodoviários que substituam os antigos “atalhos” de terra.
Outras obras de grande impacto estão em andamento:
- MT-339: A Sinfra-MT está asfaltando 121 km entre Tangará da Serra e Rio Branco. Essa rodovia conectará várias comunidades e consolidará a integração regional.
- MT-247: A via entre Barra do Bugres e Lambari D’Oeste recebe um investimento de R$ 167 milhões para pavimentar 89,1 km.
Com a conclusão do asfalto na MT-247, a distância por via pavimentada entre Barra do Bugres e Lambari D’Oeste, que era de 450 km antes de 2019, cairá para menos de 90 km.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, resume a visão: “O Governo de Mato Grosso e a Sinfra-MT trabalham com essa visão estratégica, de criar novos corredores e integrar as regiões mato-grossenses. Essas obras fazem com que diferentes regiões passem a ser unidas pelas rodovias, em vez de serem separadas pela falta de infraestrutura.”