30 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 10 abril, 2021
InícioMATO GROSSO50 pessoas estão na fila por UTI covid em Mato Grosso

50 pessoas estão na fila por UTI covid em Mato Grosso

Por GAZETA DIGITAL

O crescimento rápido das ocupações de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Mato Grosso nas últimas semanas chegou ao seu ápice neste fim de semana. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 50 pessoas estão na fila por um leito.

Em 1º de março, a taxa de ocupação de UTIs para covid-19 estava em 88,68% e ainda restavam 64 vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para os pacientes com o novo coronavírus. Desde então, a ocupação tem aumentado, até chegar ao momento de faltar leitos.

Na quarta-feira (3), um homem morreu em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) enquanto esperava a liberação de uma vaga de UTI. Nesse dia, apenas no município, outras 8 pessoas também estavam na fila por UTI, à espera de regulação do Estado.

Por causa dessa situação, a Prefeitura de Rondonópolis criou 5 vagas de leitos de semi UTI, para que os pacientes graves de covid-19 tenham atendimento mais especializado até conseguir uma vaga em UTI.

Segundo matéria divulgada no sábado (6) pelo site O Globo, a situação é crítica não só em Mato Grosso. As filas de espera por UTi para covid-19 já são realidade também no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná e Santa Catarina.

O caso mais grave ocorre no Paraná, onde 336 pessoas aguardam por uma vaga de UTI e 811 pacientes precisam de leitos de enfermaria.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

COVID 19
Lucas: Saúde confirma mais um óbito por Covid-19 e total de mortes chega a 109
abril 10, 2021
SOBRE UM RODA
Lucas: Praticantes cobram definição de espaço para realização de manobras em motos
abril 10, 2021