Evento promovido pelo Sebrae/MT ocorre nos dias 24 e 25 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal, reunindo 96 empreendimentos e 311 produtos em diversas categorias.
Cuiabá será palco do 1º Festival do Queijo de Mato Grosso, um evento inédito que celebra a produção láctea estadual. Com entrada franca, o Festival será realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) nos dias 24 e 25 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal.
O evento é destinado a reunir produtores rurais, agroindústrias e apreciadores, oferecendo uma feira de produtores, cozinha show, apresentações culturais, espaço gastronômico e oficinas práticas de produção de queijos.
Concurso estadual de queijos com recorde de inscrições
Paralelamente ao Festival, será realizada a 2ª edição do Concurso Estadual do Queijo, que recebeu um recorde de 311 produtos inscritos de 96 empreendimentos de todo o estado. O concurso conta com o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso.
Segundo Valéria Pires, Gestora Estadual de Agronegócios do Sebrae/MT, o concurso tem sido um divisor de águas, buscando reconhecer e valorizar a diversidade e a qualidade dos queijos de Mato Grosso.
Os produtos concorrerão em diversas categorias, como:
- Manteiga
- Requeijão Fundido
- Massa Filada
- Queijos Mofados
- Categoria Regional
- Leites Fermentados
- Categoria Inovação Regional (em homenagem à queijeira Raquel Cattani, in memoriam).
Os vencedores receberão medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de um relatório técnico de curadoria do Sebrae/MT.
“Estamos vivendo um momento histórico para Mato Grosso, pois já começamos a colher os frutos dessa caminhada: recentemente, duas produtoras apoiadas pelo Sebrae/MT foram premiadas no Mundial do Queijo, na França. Isso mostra que a qualidade dos nossos queijos têm conquistado não apenas o Brasil, mas também o reconhecimento internacional”, destacou Valéria Pires.
O Festival e o Concurso buscam destacar a excelência e integrar ainda mais a cadeia queijeira, incentivando o consumo de produtos regionais.