“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro

Ferrovia terá uma extensão de 730 quilômetros; obras devem gerar mais de 230 mil empregos em MT

Fonte: CenárioMT

Senador da República Carlos Fávaro - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O senador Carlos Fávaro avaliou que a implantação da 1° Ferrovia Estadual de Mato Grosso será um ganho para os mais diversos segmentos do Estado e vai gerar benefícios que vão desde a instalação de indústrias até a melhoria da qualidade de vida do cidadão mato-grossense, que terá acesso às oportunidades de geração de emprego e renda provenientes da construção da ferrovia. Somente com a construção da ferrovia serão mais de 230 mil empregos criados nos próximos anos.

A avaliação foi feita durante a assinatura do contrato entre o governador Mauro Mendes e o CEO da Rumo S/A, João Alberto Fernandez de Abreu, na segunda-feira (20.09). A assinatura ocorreu nos municípios de Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, cidades que receberão terminais ao longo dos 730 quilômetros de linha férrea que serão implantados em Mato Grosso.

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“Tenho certeza de que essa ferrovia, com todos os investimentos que estão sendo feitos no Estado, vai mudar a cara de Mato Grosso. Vai ser a ferrovia da indústria, para ela ser mais competitiva, para chegarem as oportunidades. Vai ser a ferrovia do comércio, para os produtos chegarem e saírem mais baratos. Vai ser a ferrovia de todos os mato-grossenses que procurarem um emprego e uma oportunidade”, afirmou o senador.

carlos favaro

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Ainda segundo Fávaro, a construção da ferrovia elevará o patamar da infraestrutura e logística de Mato Grosso a partir da integração rodoferroviária, que resultará em maior competitividade, menor custo e mais eficiência do transporte do Estado, além de amplo crescimento e desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O investimento para a construção da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões, cujos recursos são integramente da iniciativa privada.

“Investir em infraestrutura é ter a certeza de que nós não teremos um Mato Grosso para bolhas de prosperidade, mas teremos um Mato Grosso para todos os mato-grossenses, para todos usufruírem das oportunidades de desenvolvimento econômico”, ressaltou o senador.

Fávaro destacou ainda que a assinatura de contrato para a construção da ferrovia é resultado de um trabalho conjunto da classe política – senadores, deputados estaduais e federais e o governo do Estado – que vai colocar Mato Grosso na condição de maior concorrência com outros Estados e países.

“Aqui em Mato Grosso saímos da intenção e fomos para a ação. Sempre falei que esse Estado só mudaria de patamar com infraestrutura logística eficiente. Somos reconhecidamente um grande produtor de alimentos. Inclusive, muito forte na balança comercial e a pergunta que é muito feita pelos mato-grossenses é: porque nós não industrializamos aqui as nossas matérias-primas? Faltava infraestrutura logística, o que vai mudar a partir de agora”, encerrou.

A previsão é de que o início das obras de construção da ferrovia ocorra em 2022. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e o respectivo funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo S/A fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.

“Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui”, afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual

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