O que é Battle Royale: entenda o gênero, características e principais jogos

Cada vez mais popular, esse tipo de game tem crescido também no cenário competitivo de e-sports

Fonte: Da Redação

fortnite
Foto: jusuf111 / Pixabay

Durante a pandemia, houve um gênero de jogos que se popularizou bastante. São os chamados Battle Royale. O conceito básico desse tipo de game é que um grande grupo de jogadores é confinado em um espaço e tem que lutar um contra os outros, se eliminando até que sobre um único vencedor. Neste artigo você vai entender o que é o Battle Royale melhor e conhecer algumas das suas peculiaridades.

Ao saber melhor sobre esse tipo de jogo, você inclusive poderá acompanhar melhor e entender os principais jogos, que costumam ser bem imersivos, e também ter seus cenários competitivos no universo dos e-sports, que são divertidos de assistir e para fazer sua aposta.

Características

Os jogos deste estilo têm uma dinâmica que pode ser individual ou em grupo. A ação se inicia com os jogadores sendo despejados pelo alto em um mapa. Normalmente isso acontece com um helicóptero ou avião, em um ponto aleatório do campo de jogo, seja quando se joga solo ou em equipe. O objetivo é ser o último a morrer. Portanto, eles são jogos de tiro, onde se deve eliminar a concorrência para alcançar o objetivo.

Outro ponto em comum entre esses jogos é que o mapa vai diminuindo gradualmente à medida que o jogo avança. Ao reduzir a área e forçar os jogadores a conviverem em espaços mais confinados, o conflito entre eles passa a ser cada vez mais intenso, o que torna o jogo cada vez mais rápido e exigente à medida que vão sobrando os últimos competidores.

Como em cada partida as equipes, ou jogadores, começam em locais diferentes, cada dinâmica é exclusiva e deve-se ser capaz de pensar rápido, entender a parte tática da coisa e montar uma estratégia efetiva a cada vez. Tal agilidade fez com que nascesse um cenário competitivo e atrativo para os amantes de e-sports.

Nos jogos em equipe, os competidores podem estabelecer contato entre si para arquitetar estratégias coletivas e sobreviver. Isso fez o gênero explodir na pandemia, já que com as pessoas confinadas cada uma em suas casas, era uma alternativa divertida para reunir os amigos e compartilhar a brincadeira.

Jogos mais famosos

Agora que você sabe o que é Battle Royale, existem quatro principais jogos no cenário competitivo. São eles: PUBG, Fortnite, COD: Warzone, e Apex Legends. A seguir vamos te contar um pouco sobre cada um deles para que você veja com qual se identifica mais, para poder jogar, assistir e fazer suas apostas em e-sports na Betfair.

PUBG

Lançado em 2017, esse foi o primeiro jogo de Battle Royale a se massificar. Como precursor desse mundo, a ideia é bem direta ao ponto. Os soldados são bem ao estilo guerra moderna, chegando em uma ilha para a batalha de avião. Em solo, a ação começa.

COD: Warzone

Ao ver que tal gênero estava se popularizando, a série Call of Duty não hesitou em lançar a sua versão do game. A ideia do PUBG foi mantida, porém a mecânica das partidas e a jogabilidade foram adaptadas para a ideia clássica da franquia, para atrair aqueles que são fãs desses aspectos. Os gráficos são mais realistas e a ambientação também se dá em uma guerra moderna. Hoje o jogo já se encontra na sua segunda versão, o Warzone 2.

Fortnite

Dos quatro mais populares, esse talvez seja o mais lúdico e inserido no mundo das trends de redes sociais e midiático. Talvez por isso também seja bastante popular especialmente entre os membros da geração Z. A primeira coisa que salta aos olhos já é seu gráfico, bem menos realista e mais inspirado em cartuns e animações.

Os fãs gostam do fato que há uma grande opção de personificar a experiência, podendo definir as skins (ou aparências) dos personagens que jogam. Além disso é possível fazer dancinhas do tik tok e em seu servidor são sediados eventos, como shows virtuais de grandes personalidades da música, por exemplo, onde as pessoas podem interagir no ambiente com seus avatares.

Outro ponto que se destaca no Fortnite é sua dinâmica de construir coisas com os materiais disponíveis no ambiente. Os jogadores podem colher madeira das árvores para construir rampas e escadas, por exemplo, e usar essas novas ferramentas para desenvolver estratégias mais criativas e pensadas para uma situação específica de jogo.

Apex: Legends

A unicidade deste é sua ambientação futurista e distopia, em um cenário que lembra filmes como Mad Max e Blade Runner, por exemplo. Para os fãs de universos repletos de fantasia e ficção científica, é imperdível! Agora que você entendeu o que é Battle Royale e já tem uma predisposição a gostar desse estilo, quem sabe esse não seja seu favorito?

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.