DLSS, FSR e XESS: Como turbinar a sua performance em games no PC

Fonte: CenárioMT

Montando seu PC gamer: Do barato ao injusto

No mundo dos games, a busca por gráficos cada vez mais realistas e fluidos é constante. As placas de vídeo mais potentes lutam para acompanhar essa demanda, e é aí que entram as tecnologias de super resolução: DLSS, FSR e XESS. Mas o que são elas e como funcionam?

Lembrando que esse artigo é neutro, não tem favoritos, apenas alternativas.

O que são e como funcionam?

DLSS, FSR e XESS: Como turbinar a sua performance em games no PC

As tecnologias de super resolução, também conhecidas como upscaling, visam aumentar a resolução das imagens em jogos sem comprometer a qualidade visual ou o desempenho. Elas utilizam técnicas inteligentes, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, para analisar a imagem original e gerar novos pixels que se encaixam perfeitamente no cenário.

  • DLSS (Deep Learning Super Sampling): Pioneira no segmento, a DLSS foi criada pela Nvidia e utiliza núcleos tensores dedicados em suas placas RTX para realizar o upscaling. Ela é considerada a tecnologia com melhor qualidade de imagem, mas está disponível apenas para placas RTX.
  • FSR (FidelityFX Super Resolution): A resposta da AMD ao DLSS, o FSR é uma solução de código aberto que funciona em uma gama mais ampla de placas de vídeo, incluindo GPUs da Nvidia e AMD. Apesar de ter uma qualidade de imagem ligeiramente inferior ao DLSS, o FSR se destaca pela sua ampla compatibilidade.
  • XESS (Xe Super Sampling): A Intel também entrou na disputa com o XESS, sua tecnologia de super resolução. Similar ao DLSS, o XESS utiliza aprendizado de máquina para aprimorar a imagem, mas também possui um modo que funciona em GPUs sem hardware dedicado para a tecnologia, similar ao FSR.

Como utilizar?

DLSS, FSR e XESS: Como turbinar a sua performance em games no PC
Crédito: Monster Hunter World
[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Acesse nosso Canal de Games no Whatsapp

Siga nosso canal de Games no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades, dicas, e conteúdos exclusivos sobre seus jogos favoritos. Clique agora e não perca nada!

A utilização das tecnologias de super resolução varia de acordo com o jogo e a placa de vídeo. Em geral, é necessário ativar a opção de upscaling no menu de configurações do jogo e selecionar a qualidade desejada.

Lembre-se: Com upscaling quanto maior a performance, menor a qualidade e vice-versa.

Jogos famosos com suporte:

DLSS, FSR e XESS: Como turbinar a sua performance em games no PC
Cyberpunk 2077: Trauma Team

Diversos jogos populares já suportam DLSS, FSR ou XESS, como:

  • Cyberpunk 2077
  • Red Dead Redemption 2
  • God of War
  • Resident Evil Village
  • Deathloop

Estes games estão por ordem da minha recomendação, joga aí que você vai gostar

Qual a melhor opção?

DLSS, FSR e XESS: Como turbinar a sua performance em games no PC
Créditos: Divulgação / Nvidia

A melhor tecnologia de super resolução para você depende de alguns fatores, como a sua placa de vídeo e os jogos que você joga. Se você tem uma placa RTX e prioriza a melhor qualidade de imagem, o DLSS é a escolha ideal. Já se você busca uma solução compatível com uma variedade maior de placas, o FSR pode ser mais indicado. O XESS, por sua vez, ainda está em desenvolvimento, mas se mostra promissor e pode ser uma boa opção no futuro, especialmente para quem utiliza GPUs Intel Arc.

As tecnologias de super resolução DLSS, FSR e XESS são ferramentas valiosas para os jogadores que desejam melhorar a experiência visual em seus games sem sacrificar o desempenho. Com diferentes opções disponíveis, é importante escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e hardware. A tendência é que essas tecnologias continuem a evoluir e se tornar cada vez mais acessíveis, proporcionando experiências de jogo ainda mais imersivas.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator, analista de TI e game designer no tempo livre.