Horóscopo sob questão: por que seu signo do zodíaco pode não corresponder mais às estrelas

Fonte: CenárioMT

Astrologia_Ceu_Estrelas
Astrologia - Imagem: CenárioMT

Independentemente de você acreditar em horóscopos ou não, a maioria das pessoas conhece seu signo do zodíaco desde a infância. No entanto, os astrônomos lembram: devido ao movimento da Terra e às mudanças na posição das estrelas, pode ser diferente.

Os doze signos do zodíaco foram ligados pela primeira vez às constelações que estavam localizadas atrás do Sol do ponto de vista da Terra. Mas por milhares de anos, esses marcos mudaram.

Por exemplo, em 9 de setembro, há dois mil anos, havia um virginiano atrás do Sol, e agora, neste dia, há um Leão. Isso significa que os signos modernos não correspondem mais às constelações que lhes deram nomes.

Existem várias razões.

  • Primeiro, a Terra “balança” durante a rotação, alterando o arranjo visível das estrelas – um fenômeno chamado precessão axial.
  • Em segundo lugar, as constelações têm tamanhos diferentes, enquanto os babilônios convencionalmente dividiam o céu em 12 setores iguais.
  • E em terceiro lugar, há outra constelação – o Ophichus, que o Sol também passa todos os anos, mas não está incluído no sistema do zodíaco.

A astrologia e a astronomia são uma única ciência há muito tempo. Até mesmo cientistas notáveis, como Kepler ou Galileu, fizeram horóscopos para ganhar dinheiro. Mas desde os tempos do Iluminismo, essas disciplinas divergiram, e hoje a astrologia é considerada uma pseudociência. Apesar disso, ainda permanece popular.