Hugo Calderano conquistou o título de simples do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa ao derrotar o norte-americano Kanak Jha por 4 sets a 1, com parciais de 11/6, 11/6, 9/11, 12/10 e 11/9. A vitória foi confirmada na noite de quarta-feira (15), apenas um dia depois de o atleta carioca vencer nas duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi.
Após o triunfo, Calderano comemorou a fase excepcional que vive na carreira. “Definitivamente, é a melhor temporada da minha carreira até aqui. Tive grandes resultados este ano e espero seguir buscando outros para o Brasil e o nosso continente. Estou muito feliz”, afirmou o mesa-tenista.
O ouro no individual foi o segundo do brasileiro na competição. Nas duplas mistas, a parceria entre Calderano e Bruna Takahashi — apelidada pelos fãs de Calderashi — superou os porto-riquenhos Steven Moreno e Brianna Burgos por 3 sets a 0 (11/5, 11/7 e 11/4), em partida que durou pouco mais de 20 minutos. Esse foi o terceiro título da dupla na temporada.
Na disputa feminina, Bruna Takahashi ficou com a medalha de prata ao ser superada pela porto-riquenha Adriana Díaz por 4 sets a 0 (11/7, 11/8, 15/13 e 11/4) na decisão.
O Brasil também subiu ao pódio nas duplas masculinas. Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro garantiram o ouro ao vencerem os chilenos Nicolas Burgos e Gustavo Gomes na final, completando uma campanha vitoriosa do país no torneio.