Luisa Stefani fará história no tênis brasileiro ao disputar pela primeira vez o WTA Finals, que reúne as oito melhores duplas da temporada. A classificação veio após o vice-campeonato no WTA 500 de Ningbo, na China, encerrado no último domingo (19). Na decisão, Stefani e Babos foram derrotadas pela norte-americana Nicole Melichar-Martinez e a russa Liudmila Samsonova por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 10-8.
A WTA confirmou nesta segunda-feira (20) que a parceria Stefani e Babos ocupa a sétima posição no ranking de 2025. O Finals acontecerá entre 1º e 8 de novembro, em Riad, Arábia Saudita. Este será apenas o segundo registro brasileiro na competição, após a participação de Beatriz Haddad Maia e a cazaque Danilina em 2022.
Em 2025, a dupla conquistou títulos importantes: WTA 250 Open em São Paulo, WTA 500 de Linz (Áustria) e Estrasburgo (França). Stefani comentou: “Super feliz de conquistar a vaga para o Finals. Era um dos meus maiores objetivos do ano e fico orgulhosa de encerrar a temporada entre as oito melhores duplas do mundo”.
Além do feito no ranking de duplas, Stefani subiu da 22ª para a 17ª posição mundial. Medalhista olímpica em Tóquio ao lado de Laura Pigossi, ela também integra a equipe brasileira que disputará os playoffs da Billie Jean King Cup, nos dias 15 e 16 de novembro, em Hobart, Austrália.
Duplas classificadas para o WTA Finals 2025
1ª – Sara Errani e Jasmine Paolini (Itália) – quatro títulos, incluindo Roland Garros
2ª – Taylor Townsend (EUA) e Katerina Siniaková (República Tcheca) – três títulos, incluindo o Aberto da Austrália
3ª – Gabriela Dabrowski (Canadá) e Erin Routliffe (Nova Zelândia) – três títulos, incluindo US Open
4ª – Elise Mertens (Bélgica) e Veronika Kudermetova (Rússia) – título de Wimbledon
5ª – Diana Shnaider e Mirra Andreeva – dois títulos
6ª – Su-wei Hsieh (Taiwan) e Jelena Ostapenko (Letônia) – vice-campeãs de três torneios, incluindo Aberto da Austrália e Wimbledon
7ª – Timea Babos e Luisa Stefani (Brasil) – três títulos e vice-campeãs do WTA de Ningbo
8ª – Asia Muhammad (EUA) e Demi Schuurs (Holanda) – dois títulos