Mercado Da Bola 2020: Luís Fabiano no Botafogo da Paraíba? Clube tenta contratar o experiente atacante

Fonte: CenárioMT

Foto: Rubens Chiri/São Paulo

O Botafogo da Paraíba deseja contratar, como reforço para a temporada de 2020, o ex-atacante da seleção brasileira Luís Fabiano, de 39 anos.

O experiente jogador, entretanto, não disputa uma partida oficial desde o dia 5 de novembro de 2017, há mais de 2 anos, quando deixou o Vasco da Gama.

O Belo procurou o atacante, por meio de um agente, de modo a conseguir contratá-lo antes da Inter de Limeira, outro clube interessado no ex-camisa 9 do São Paulo.

Será que o Botafogo paraibano vai conseguir trazer Luís Fabiano de volta ao futebol após duas temporadas?

[Continua depois da Publicidade]

Último clube de Luís Fabiano foi o Vasco, em 2017

O experiente atacante Luís Fabiano, que irá completar 40 anos em 2020, não disputa uma partida oficial desde o dia 5 de novembro de 2017, contra o Vitória, quando atuou durante 46 minutos, no empate por 1 a 1, pelo Vasco.

Desde então, o jogador está afastado dos gramados após duas cirurgias no joelho direito, que deixaram o atleta com a cartilagem comprometida e sentindo incômodos na região.

Em 2018, Luís Fabiano fez um tratamento na Ponte Preta, desde abril daquela temporada, e apesar de ter ocorrido em interesse em assinar um contrato em setembro do mesmo ano, as condições físicas do jogador foram um obstáculo.

A Macaca, então, deixou apalavrado com o jogador que o mesmo teria contrato em 2019, o que não ocorreu, mesmo com Fabiano tendo treinado no campo com o elenco da Ponte.

O sonho do atacante de jogar as últimas rodadas da Série B de 2019 foi encerrado pelo próprio clube, que preferiu outros atletas que estavam em atividade e em melhor forma física.

Com isso, o atacante deixou o clube que o formou, sem realizar o desejo de se aposentar vestindo a camisa da Ponte Preta.

Botafogo da Paraíba e Inter de Limeira têm interesse no jogador

Depois de mais de dois anos sem entrar em campo, o nome de Luís Fabiano voltou a ser especulado no mercado da bola após a Inter de Limeira, treinada pelo ex-jogador Elano, mostrar interesse no atacante.

Elano e Luís Fabiano foram companheiros de Seleção Brasileira e jogaram juntos na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.

[Continua depois da Publicidade]

O ex-meia de 38 anos, aliás, é a grande esperança do time do interior de São Paulo para conseguir convencer Luís Fabiano a assinar com o clube.

Entretanto, o Botafogo da Paraíba, que disputará a Série C por mais uma temporada, tendo sido o 6º colocado no Grupo A da competição em 2019, demonstrou interesse na contratação do atacante.

Isso demonstra uma mudança de visão da diretoria do Belo, que havia anunciado que não iria contratar nenhum camisa 9 e que iria utilizar apenas os centroavantes já presentes no elenco atual.

Para facilitar a contratação de Luís Fabiano, que seria também uma jogada de marketing do clube paraibano, o Botafogo já enviou um agente para começar a negociar com o jogador.

Retrospecto de Luís Fabiano

Luís Fabiano surgiu no futebol profissional atuando pela Ponte Preta, no final dos anos 90, tendo sido contratado, logo em seguida, pelo Rennes, da França.

Sem espaço no clube francês, foi emprestado ao São Paulo, onde atuou entre 2001 e 2004, e depois entre 2011 e 2015, sendo um dos grandes ídolos do clube.

Em nove temporadas, no total, atuando pelo tricolor paulista, Luís Fabiano jogou 347 partidas e marcou 210 gols.

O atacante também fez seu nome na Europa, atuando pelo Porto, entre 2004 e 2005, conquistando a Copa Intercontinental de 2004 (o equivalente ao Mundial de Clubes), e depois pelo Sevilla, entre 2005 e 2011.

No clube espanhol, conquistou duas Copas da Uefa (atual Europa League), nas temporadas 2005-2006 e 2006-2007, e suas boas atuações lhe renderam uma convocação para a Copa do Mundo de 2010.

Luís Fabiano ainda atuou por Tianjin Quanjian, em 2016, e pelo Vasco da Gama, seu último clube, em 2017, tendo jogado 20 partidas e marcado 6 gols.

Pela Seleção Brasileira, atuou em 43 partidas e marcou 28 gols, com passagens entre 2003 e 2013, tendo uma média de 0,65 gols por jogo, a melhor média de um atacante desde a conquista do Penta, em 2002.

E aí torcedor, será que Luís Fabiano vai jogar no Alvinegro da Estrela Vermelha em 2020?